CLASSIFICAÇÃO HÍBRIDA: PIXEL A PIXEL E BASEADA EM OBJETOS PARA O MONITORAMENTO DA CONDIÇÃO DA SUPERFÍCIE DOS PAVIMENTOS RODOVIÁRIOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Monitorar a condição de uso de toda a extensão das rodovias brasileiras é tarefadispendiosa e demorada. Este trabalho trata de novas técnicas que permitem olevantamento da condição da superfície dos pavimentos rodoviários de forma ágilutilizando imagens hiperespectrais de sensor digital aeroembarcado. Nos últimosanos, um número crescente de imagens de alta resolução espacial tem surgido nomercado mundial com o aparecimento dos novos satélites e sensoresaeroembarcados de sensoriamento remoto. Propõe-se uma metodologia paraidentificação dos pavimentos asfálticos e classificação das principais ocorrênciasdos defeitos na superfície do pavimento. A primeira etapa da metodologia é aidentificação da superfície asfáltica na imagem, utilizando uma classificação híbridabaseada inicialmente em pixel e depois refinada por objetos. A segunda etapa dametodologia é a identificação e classificação das ocorrências dos principais defeitosnos pavimentos flexíveis que são observáveis nas imagens de alta resoluçãoespacial. Esta última etapa faz uso intensivo das novas técnicas de classificação deimagens baseadas em objetos. O resultado final é a geração de índices da condiçãoda superfície do pavimento a partir das imagens que possam ser comparados com osindicadores vigentes da condição da superfície do pavimento já normatizados pelosórgãos competentes no país
Detalhes do artigo
Como Citar
RESENDE, M. R., BERNUCCI, L. L. B., & QUINTANILHA, J. A. (2012). CLASSIFICAÇÃO HÍBRIDA: PIXEL A PIXEL E BASEADA EM OBJETOS PARA O MONITORAMENTO DA CONDIÇÃO DA SUPERFÍCIE DOS PAVIMENTOS RODOVIÁRIOS. Boletim De Ciências Geodésicas, 18(3). https://doi.org/10.5380/bcg.v18i3.29183
Edição
Seção
Artigos
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Os autores também têm os direitos de publicação dos artigos, sem restrições. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.