ORIENTAÇÃO EXTERIOR DE UM PAR ESTEREOSCÓPICO IKONOS II COM BASE NO MODELO NÃO-RIGOROSO DLT
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O crescente avanço tecnológico ocorrido nos últimos anos, tanto da área daInformática, Fotogrametria e também Sensoriamento Remoto, vem contribuindosignificativamente para diversas pesquisas sobre extração de informaçõestridimensionais a partir de imagens de alta resolução. No presente trabalho, umasolução utilizando modelagem não rigorosa baseada na transformação matemáticaDLT (Direct Linear Transformation) foi utilizada para a orientação exterior de umpar estereoscópico de imagens Ikonos II e determinação de coordenadastridimensionais por intersecção fotogramétrica. O objetivo principal foi o de avaliaro desempenho do modelo na aplicação, como também a obtenção de melhorconfiguração de pontos de apoio necessários na orientação exterior para fins dadeterminação de coordenadas tridimensionais por interseção espacial. Osexperimentos realizados permitiram recomendar a configuração adequada para adistribuição dos pontos de apoio, onde a exatidão planimétrica foi equivalente aprecisão teórica tolerável igual a um pixel de erro nas observações, enquanto aexatidão altimétrica ficou próxima de 1,5 pixels.
Detalhes do artigo
Como Citar
DE OLIVEIRA DIAS, S., MITISHITA, E. A., & DALMOLIN, Q. (2012). ORIENTAÇÃO EXTERIOR DE UM PAR ESTEREOSCÓPICO IKONOS II COM BASE NO MODELO NÃO-RIGOROSO DLT. Boletim De Ciências Geodésicas, 18(1). https://doi.org/10.5380/bcg.v18i1.26457
Edição
Seção
Artigos
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Os autores também têm os direitos de publicação dos artigos, sem restrições. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.