TEORIA DE CONFIABILIDADE GENERALIZADA PARA MÚLTIPLOS OUTLIERS: APRESENTAÇÃO, DISCUSSÃO E COMPARAÇÃO COM A TEORIA CONVENCIONAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Após o ajustamento de observações pelo método dos mínimos quadrados (MMQ) ter sido realizado, é possível a detecção e a identificação de erros não aleatórios nas observações, por meio de testes estatísticos. A teoria da confiabilidade faz uso de medidas adequadas para quantificar o menor erro detectável em uma observação, e a sua influência sobre os parâmetros ajustados, quando não detectado. A teoria de confiabilidade convencional foi desenvolvida para os procedimentos de teste convencionais, como o data snooping, que pressupõem que apenas uma observação está contaminada por erros grosseiros por vez. Recentemente foram desenvolvidas medidas de confiabilidade generalizadas, relativas a testes estatísticos que pressupõem a existência, simultânea, de múltiplas observações com erros (outliers). O objetivo deste trabalho é apresentar, aplicar e discutir a teoria de confiabilidade generalizada para múltiplos outliers. Além da formulação teórica, este artigo também apresenta experimentos realizados em uma rede GPS (Global Positioning System), onde erros propositais foram inseridos em algumas observações e medidas de confiabilidade e testes estatísticos foram calculados utilizando a abordagem para múltiplos outliers. Comparações com a teoria de confiabilidade convencional também são realizadas. Por fim, apresentam-se as discussões e conclusões obtidas com estes experimentos.
Detalhes do artigo
Como Citar
KLEIN, I., MATSUOKA, M. T., & DE SOUZA, S. F. (2011). TEORIA DE CONFIABILIDADE GENERALIZADA PARA MÚLTIPLOS OUTLIERS: APRESENTAÇÃO, DISCUSSÃO E COMPARAÇÃO COM A TEORIA CONVENCIONAL. Boletim De Ciências Geodésicas, 17(4). https://doi.org/10.5380/bcg.v17i4.25399
Edição
Seção
Artigos
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Os autores também têm os direitos de publicação dos artigos, sem restrições. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.