A OTIMIZAÇÃO DOS PESOS DAS OBSERVAÇÕES GEODÉSICAS POR UM PROBLEMA DE VALOR PRÓPRIO INVERSO: SOLUÇÃO PELO MÉTODO DE NEWTON E QUASE NEWTON – BFGS.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste trabalho apresenta-se a otimização dos pesos das observações baseada em um problema de valor próprio inverso e dois métodos para a sua solução. O método de Newton clássico (aproximação linear) e o método quase-Newton-BFGS (Broyden-Fletcher-Goldfarb-Shanno) que usa de modelos quadráticos para minimizar uma função. Apresentam-se ainda os fundamentos da otimização dos pesos das observações geodésicas formuladas através da análise dos valores próprios da matriz de covariâncias dos parâmetros estimados. Os métodos propostos são aplicados em três redes geodésicas bidimensionais locais e os resultados analisados e discutidos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Dalmolin, Q., & DE OLIVEIRA, R. (2010). A OTIMIZAÇÃO DOS PESOS DAS OBSERVAÇÕES GEODÉSICAS POR UM PROBLEMA DE VALOR PRÓPRIO INVERSO: SOLUÇÃO PELO MÉTODO DE NEWTON E QUASE NEWTON – BFGS. Boletim De Ciências Geodésicas, 16(4). https://doi.org/10.5380/bcg.v16i4.20296
Edição
Seção
Artigos
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Os autores também têm os direitos de publicação dos artigos, sem restrições. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.