MAPEAMENTO INCREMENTAL: SOLUÇÃO TEÓRICA PARA FOTOGRAMETRIA EM ÁREAS NUBLADAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/bcg.v8i2.1420Palavras-chave:
Aerofotogrametria, Planejamento de vôos, Método de Monte Carlo, Nebulosidade, Aerial photogrammetry, Aerial Planning, Monte Carlo Method, Cloudness.Resumo
O problema de nebulosidade na fotogrametria ocorre sistematicamente em todo o globo, sendo mais intenso em regiões tropicais e montanhosas. No Brasil, existem várias áreas onde a nebulosidade é constante e excessiva todo o ano, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Esse fato implica diretamente no aumento dos custos do projeto, devido ao grande risco de que a tripulação e equipamentos fiquem muito tempo parados em terra, esperando por condições apropriadas para o vôo. Visando encontrar soluções que tornem viável usar a fotogrametria convencional no mapeamento dessas áreas, esse trabalho mostra os resultados obtidos em simulações realizadas com o método de Monte Carlo, a partir de algoritmo usado originalmente em estudos de missões de satélites, no qual foram introduzidas algumas alterações, e com dados de nebulosidade obtidas de estações de superfície de postos meteorológicos situados na parte oriental do Nordeste do Brasil. Os resultados indicam que o método de mapeamento incremental, em parte similar ao método empregado com imagens de satélites, reduz significativamente o tempo de execução do vôo, para áreas de muito nebulosidade, ou para vôos fora da época ideal.
Incremental mapping: A theoric solution for photogrammetry in cloudy areas
Abstract
Cloudness problem in photogrammetry systematically occurs in the whole world mainly in tropical and mountainous places. In Brazil, there are areas where cloudness is constant and it lasts for the whole year, specially in the Northern and Northeastern region. This fact implies directly in the project cost, due to the big risk of both crew and the equipment be still for a long time, waiting for proper flight conditions. In order to find solutions which may use conventional Photogrammetry for mapping these areas, this work shows results obtained in simulations with Monte Carlo method using a algorithm adapted originally of satellite applications, and cloudness data of surface observations, from meteorological points located at the oriental part in the Northeastern of Brazil. the original algorithm Results show that the incremental mapping method, similarly to the method used while working with satellite images, reduces the time for flight operation for cloudy areas or for flights which are necessary out of established schedules.