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ANÁLISE DO POSICIONAMENTO DGPS BASEADO NAS ERDGPS IMPLANTADAS NO LITORAL BRASILEIRO

Alexandre Borges Briones

Abstract



O método DGPS é um dos mais eficazes para apoiar atividades nas quais
se requer um posicionamento contínuo, em tempo real e com níveis de acurácia e
precisão adequados aos fins que se destina. Tendo em vista que grande oparte das
atividades que se desenvolvem no âmbito marítimo enquadram-se nesta situação, a
Marinha do Brasil, seguindo um tendência mundial, implantou ao longo de nosso de
nossso litoral, nas proximidades de alguns radiofaróis, diversas Estações de
Referências DGPS (ERDGPS). Conforme atestado pela Diretoria de Hidrografia e
Navegação, o posicionamento DGPS feito com base nestas estações tem acurácia
melhor que 3 m (1σ), acrescida de um erro igual a 2ppm da dist6ancia de separação
entre elas e a estação móvel. Entretanto, este fator de degradação, designado por
correlação espacial, necessita de uma melhor investigação. Para investigar esta e
outras questões relacionadas com o posicionamento baseado nas ERDGPS,
executou-se ao longo de 2 rotas marítimas dispostas radialmente em relação à
ERDGPS Moela, uma coleta de dados de posição GPS com 3 receptores. Dois deles
coletaram dados brutos e um coletou dados de posição DGPS, baseados em
correções recebidas da mencionada estação de referência. Os dados brutos de uma
trajetória teste, decorrente do posicionamento DGPS. Pela comparação destas
trajetórias, pôde-se determinar a degradação da qualidade do posicionamento em
função da dist6ancia entre as estações, chegando-se a um valor médio de 1,5ppm.

An Analysis of DGPS Positioning Based Upon ERDGPS Implanted in Brazilian
Seashore

Abstract


The DGPS Method is one of the most efficacious methods in helping
activities which require a continuous real-time positining system with satisfatory
accuracy and precision levels. Since most maritime activities can be understood this way, Brazilian Navy, following a world trend, put along our coast some DGPS
Reference Stations (assigned by ERDGPS). These stations provide DGPS
positioning with accurancy better 3 m (1σ), plus a error equal to 2 ppm of the
distance between them mobile station them and the mobile station, as stated by
Diretoria de Hidrografia e Navegação. However, this degradation factor, called
spatial decorrelation, needs to be better investigated. To invetigate this and other
questions related to DGPS methods, data were colected along two radial maritme
routes in relation to Moela ERDGPS. 3 receivers were used, two of them storing
raw GPS data and one providing DGPS positions, based on differential corrections
received from the cited station. After raw data were processed, it was possible
generate standard tracks that were used to avaliate the quality of a test track
based on DGPS positions. By comparing the tracks, it was possible to define the
medium quality positioning degration in function of the distance between stations,
that was shown be 11,5 ppm.