DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE UM ATLAS ESCOLAR INTERATIVO: PROJETO E PRODUÇÃO
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Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um protótipo de Atlas Escolar Interativo voltado à educação cartográfica e ambiental. A abordagem metodológica baseou-se na teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, com a finalidade de elaborar estratégias que permitam ao aluno compreender a informação espacial. Foi definido como estudo de caso alunos do 3º ciclo de ensino (6º e 7º ano), os quais estão aptos a desenvolver as operações mentais necessárias para compreensão dos conceitos cartográficos, pois se encontram no estágio operatório formal. O projeto do Atlas consistiu de duas grandes etapas, quais sejam: projeto cartográfico e produção do Atlas. O Atlas foi implementado para se utilizar os recursos da cartografia multimídia (interatividade, animação etc), os quais podem atrair a atenção de alunos e professores para o uso de ferramentas e estratégias que auxiliem na interpretação do conteúdo do mapa. Para a implementação utilizou-se os aplicativos Macromedia Flash, Visual Basic e MapObjects. Embora o Atlas não tenha sido avaliado, vale enfatizar que ele foi projetado com base no conhecimento teórico-metodológico do desenvolvimento cognitivo e de suas relações com os conceitos cartográficos, a fim de adaptar o produto às habilidades cognitivas da criança.