Open Journal Systems

Museu de Arte da UFC na pandemia de COVID-19: o uso do Instagram como ferramenta para a mediação da informação

Maria Gizele Chagas da Silva Almeida, Andreza Pereira Batista

Resumo


Introdução: as restrições de acesso presencial em muitos espaços sociais devido à pandemia de Covid-19 trouxeram um grande desafio às organizações para interagir e atender às necessidades de seu público. O uso de mídias sociais se mostrou uma importante estratégia, sendo o Instagram uma das mais utilizadas. Desta forma, museus também tiveram que se adaptar a essa nova realidade. Este estudo de caso tem por objetivo investigar o uso do Instagram feito pelo Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará como ferramenta de mediação da informação no período de março a abril de 2021. Método: foram realizadas revisão bibliográfica exploratória, coleta de dados nos perfis do museu no Instagram e aplicação de questionário. A abordagem foi do tipo qualitativa, com finalidade exploratória, e utiliza o estudo de caso como método. Realizou-se uma análise convergente dos dados coletados, desenvolvendo uma descrição do fenômeno. Resultados: apresentam que o Instagram foi utilizado como ferramenta recorrente no período pesquisado e trouxe diversos resultados positivos listados no artigo para a comunicação, interação e cumprimento da função educativa do Museu de Arte da UFC junto aos seus usuários. Conclusão: os museus, enquanto equipamentos que possibilitam a interação dos usuários com as diversas culturas, adaptaram-se às condições advindas da crise sanitária de Covid-19, o que suscita reflexões da reestruturação do papel de tais unidades enquanto essenciais para a educação do indivíduo.


Palavras-chave


Mediação da informação; Educação de usuário; Isolamento social rígido; Instagram.

Texto completo:

PDF

Referências


Almeida, O. F. de, Júnior. (2015). Mediação da informação: dimensões. Recuperado de https://ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=939.

Araújo, C. A. Á. (2014). Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação: o diálogo possível. Brasília: Briquet de Lemos; São Paulo: Associação Brasileira de Profissionais da Informação.

Borges, J., & García-Quismondo, M. Á. M. (2017). Competencias en información y en comunicación: desarrollo conceptual a partir de la New Media Literacy. Revista Interamericana de Bibliotecología, 40(1), 35–43. https://doi.org/10.17533/udea.rib.v40n1a04.

Costa, A. de S., Nascimento, A. V. do, Cruz, E. B., Terra, L. L., & Silva, M. R. E. (2013). O uso do método estudo de caso na Ciência da Informação no Brasil. Incid: Revista de Ciência da Informação e Documentação, 4(1), 49-69. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/59101.

Felício, J. C. de S. M. (2014). Serviço de referência educativo (SRE) em bibliotecas universitárias: análise das práticas voltadas ao desenvolvimento da competência em informação de seus usuários (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/129180.

Gomes, H. F. (2014). A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, 19(2), 46-59. Retirado Recuperado de https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994.

Holanda, P. M. C., Ribeiro, J. R., & Jesus, M. C. de. (2020). Estudo de caso: aplicabilidade em dissertações na área de ciência da informação. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, 13(2), 685–703. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rici/article/view/25012.

Instituto Brasileiro de Museus. (2018). Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília: Ibram. Recuperado de https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/Caderno-da-PNEM.pdf.

Instituto Brasileiro de Museus. (2022). Políticas do Setor Museal. Recuperado de https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/politicas-do-setor-museal.

Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará. (2022). [@museudeartedaufc]. Instagram. Recuperado de https://www.instagram.com/museudeartedaufc/?hl=pt-br.

Núcleo Educativo Mauc. (2022). [@educativomauc]. Instagram. Recuperado de https://www.instagram.com/p/CZ7pQhWlt6f/.

Silva, J. L. C. S., & Silva, A. S. R. (2013). A mediação da informação como prática pedagógica no contexto da biblioteca escolar: algumas considerações. Biblioteca Escolar em Revista, 1(2), 1-30. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106561.

Universidade Federal do Ceará. (2022). Museu de Arte da UFC – Mauc. Recuperado de https://mauc.ufc.br/pt/.

Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos (5a ed.). Porto Alegre: Bookman.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v12i0.87306

Apontamentos

  • Não há apontamentos.