Museu de Arte da UFC na pandemia de COVID-19: o uso do Instagram como ferramenta para a mediação da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v12i0.87306

Palavras-chave:

Mediação da informação, Educação de usuário, Isolamento social rígido, Instagram.

Resumo

Introdução: as restrições de acesso presencial em muitos espaços sociais devido à pandemia de Covid-19 trouxeram um grande desafio às organizações para interagir e atender às necessidades de seu público. O uso de mídias sociais se mostrou uma importante estratégia, sendo o Instagram uma das mais utilizadas. Desta forma, museus também tiveram que se adaptar a essa nova realidade. Este estudo de caso tem por objetivo investigar o uso do Instagram feito pelo Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará como ferramenta de mediação da informação no período de março a abril de 2021. Método: foram realizadas revisão bibliográfica exploratória, coleta de dados nos perfis do museu no Instagram e aplicação de questionário. A abordagem foi do tipo qualitativa, com finalidade exploratória, e utiliza o estudo de caso como método. Realizou-se uma análise convergente dos dados coletados, desenvolvendo uma descrição do fenômeno. Resultados: apresentam que o Instagram foi utilizado como ferramenta recorrente no período pesquisado e trouxe diversos resultados positivos listados no artigo para a comunicação, interação e cumprimento da função educativa do Museu de Arte da UFC junto aos seus usuários. Conclusão: os museus, enquanto equipamentos que possibilitam a interação dos usuários com as diversas culturas, adaptaram-se às condições advindas da crise sanitária de Covid-19, o que suscita reflexões da reestruturação do papel de tais unidades enquanto essenciais para a educação do indivíduo.

Biografia do Autor

Maria Gizele Chagas da Silva Almeida, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. 

Andreza Pereira Batista, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI).

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

Almeida, M. G. C. da S., & Batista, A. P. (2023). Museu de Arte da UFC na pandemia de COVID-19: o uso do Instagram como ferramenta para a mediação da informação. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 12, 1–11. https://doi.org/10.5380/atoz.v12i0.87306

Edição

Seção

Artigos