Análise de Redes Sociais em Ciência da Informação: investigação a partir da Web of Science
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v11i0.84650Palabras clave:
Análise de Redes Sociais, Comunicação científica, Produção científica, Bibliometria, Cientometria.Resumen
Introdução: analisar o cenário internacional da publicação científica acerca do tema Análise de Redes Sociais em periódicos na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, indexados na Web of Science. Método: abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de indicadores bibliométricos e cientométricos, e pode ser caracterizada ainda como descritiva. Resultados: foram recuperados 570 artigos válidos, disponibilizados entre 1994 e 2019. A produção recuperada foi publicada em 94 periódicos científicos diferentes, destacando o Sientometrics, que publicou sozinho 23,86% da totalidade dos estudos, caracterizando-se assim, como a principal fonte de pesquisa para a exploração da temática estudada. Das autorias, foram identificados 1.339 pesquisadores, um resultado aparentemente alinhado ao número de parcerias em coautoria, cerca de 85,79% de todo o resultado. Foi utilizada a lei do Elitismo de Price para determinar a elite da área estudada, correspondente a 1/3 dos autores, ou seja, os 38 primeiros autores que publicaram ao menos três artigos relacionados à temática. Relacionado à lei de Zipf, as palavras-chaves atribuídas pelos pesquisadores aos artigos analisados estão vinculadas às pesquisas desenvolvidas aos Estudos Métricos da Informação. Foram utilizadas 19.933 referências bibliográficas nas publicações, e as dez referências mais frequentes são, em sua maioria, de base conceitual e metodológica ampliada para todas áreas do conhecimento. Conclusão: identificou, entre outros aspectos, que o tema vem sendo desenvolvido na área nos últimos anos e comumente associado aos estudos métricos da informação.
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