Ações inovadoras promovidas por bibliotecas brasileiras durante a pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v11i0.83182

Palavras-chave:

Bibliotecas – inovação, Biblioteconomia – inovação, Inovação – período de pandemia

Resumo

Introdução: O presente artigo trata de ações inovadoras promovidas por bibliotecas durante a pandemia de COVID-19. Para tanto, foi necessário buscar e analisar ações inovadoras, bem como identificar o que é inovação na Biblioteconomia. Método: Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica e documental, juntamente com a análise de conteúdo das ações. Resultados: Os resultados indicam as principais tipologias de inovação reconhecidas pela literatura científica e apontam que as inovações desenvolvidas por bibliotecas brasileiras tendem a ser dos tipos “de produto” e “incremental”. Conclusão: Portanto, inovar na Biblioteconomia brasileira significa customizar produtos e serviços, que podem ser de grande ou pequeno porte, mas alinhados com as necessidades informacionais do público que a biblioteca atende.

Biografia do Autor

Deiziane Braga Stivanin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: deizibstivanin01@gmail.com

Jussara Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom-UFBA). Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFBA e da UFRGS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. E-mail: jussara.borges@ufrgs.br

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

Stivanin, D. B., & Borges, J. (2022). Ações inovadoras promovidas por bibliotecas brasileiras durante a pandemia de COVID-19. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 11, 1–9. https://doi.org/10.5380/atoz.v11i0.83182

Edição

Seção

Artigos