Visualização dos dados de candidatos a auxílios socioeconômicos em grafos: estudo de caso no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v11i0.82607

Palavras-chave:

Visualização em Grafos, Gestão da Informação, Assistência Estudantil.

Resumo

Introdução: A expansão da rede federal de ensino superior brasileira nas últimas duas décadas foi possível, em grande parte, graças à implementação de ações governamentais como o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Nele, os recursos orçamentários são descentralizados para as instituições de ensino que, por sua vez, ficam responsáveis por selecionar aqueles candidatos que apresentam maior demanda para recebimento de auxílios socioeconômicos. Este artigo propõe uma abordagem diferenciada para visualizar as relações entre os dados de tais candidatos, aprimorando o processo de análise conduzido por Assistentes Sociais. Método: Foi realizado um estudo de caso no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) para demonstrar a viabilidade de implementação e uso da solução proposta a partir de dados reais da instituição, coletados diretamente da base de candidatos a auxílios socioeconômicos. Resultados: A apresentação dos dados e dos relacionamentos entre as entidades podem ser melhor visualizados pelos Assistentes Sociais e contribuir diretamente para entender a real situação dos candidatos. Conclusão: A análise das informações dos candidatos pode se beneficiar da construção de conhecimentos a partir de dados organizados em grafos, em vez de representações textuais.

Biografia do Autor

Eduardo Cardoso Melo, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Professor do Departamento de Engenharia e Computação (DEC) do IFMG - Campus Bambuí

Marcello Peixoto Bax, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC) da Escola de Ciência da Informação - ECI, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Yuri Bento Marques, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Professor da Área de Informática e Computação do IFNMG - Campus Teófilo Otoni

Referências

ANDIFES (2019). V Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras. Brasília, ANDIFES. Recuperado de https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf

Andrade, A. M. J., & Teixeira, M. A. (2017). Áreas da política de assistência estudantil: relação com desempenho acadêmico, permanência e desenvolvimento psicossocial de universitários. Revista da Avaliação da Educação Superior, 22(2), 512-528. Recuperado de https://www.scielo.br/j/aval/a/wqhZ5Km7XCbNbPTRwQrjP6x/?lang=pt

Barbosa, D. M., & Bax, M. P. (2016). Fundamentações teóricas para a criação de um modelo de gestão da informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação. Biblionline, 12(2), 37-52. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/27890

Bezerra, M., Medeiros, G., & Oliveira, M. (2016). DPibicJr oo1 - Aplicativo de monitoramento e tomada de decisão utilizando rede social e rede de grafos: estudo de caso zika vírus. Archives of Health Investigation, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2661

Braga, M. C. M. (2017). A política de assistência estudantil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: um estudo comparativo da eficácia na aplicação da verba do Programa Nacional de Assistência Estudantil através do desempenho acadêmico dos estudantes (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. Recuperado de https://lume.ufrgs.br/handle/10183/168648

CAMARGO, A. M. M.; ARAÚJO, I. M. (2018). Expansão e interiorização das universidades federais no período de 2003 a 2014: perspectivas governamentais em debate. Acta Scientiarum Education, 40(1). doi: 10.4025/actascieduc.v40i1.37659

Carvalho, E. S., Chaves, M. S., & Sacramento, N. (2014). Visualização de informação de opiniões online sobre restaurantes: uso de técnicas orientadas à visualização de grafos. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, 13(1). Recuperado de http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/reinfo/article/view/1756

Carvalho, A., & Francisco, E. (2017). Análise de redes sociais e teoria de grafos para consumer insights. CLAV. Recuperado de http://bibliotecadigital.fgv.br/ocs/index.php/clav/clav2017/paper/viewPaper/6064

Chaves, J., Farias, M., Nunes, A., & Araújo, W. (2021). Análise e melhoria processos informacionais na assistência estudantil. Revista FSA, 18(2), 162-182. Recuperado de http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2225

Costa, C. C. S. (2018). Modelagem de algoritmos de distribuição espacial de grafos (Dissertação de Mestrado). SENAI CIMATEC, Salvador, BA, Brasil. Recuperado de http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/890

Decreto n. 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Brasília, Brasil. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm

Detlor, B. (2010). Information Management. International Journal of Information Management, 30, 103-108. Recuperado de https://dl.acm.org/doi/10.1016/j.ijinfomgt.2009.12.001

Eloi, S. S. S., Silva, F. C., Silveira, S. F. R., & Baeta, O. V. (2019). O Programa Nacional de Assistência Estudantil–PNAES na Universidade Federal de Viçosa (UFV): uma avaliação na percepção dos beneficiários. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 12(3), 106-129. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2019v12n3p106

Gil, A. C. (2017). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.

IFMG. (2020). Instituto Federal de Minas Gerais. Conselho Superior. Resolução n. 9 de 03 de julho de 2020. Dispõe sobre a aprovação da Política de Assistência Estudantil no âmbito do IFMG. Recuperado de https://www2.ifmg.edu.br/portal/sobre-o-ifmg/conselho-superior/resolucoes/2020-3/resolucao-no-009-2020-aprovacao-da-politica-de-assistencia-estudantil-no-ambito-do-ifmg-e-revogacao-da-resolucao-no-3-2019/view

Lucchesi, C. L. (1979). Introdução à Teoria dos Grafos. São Paulo: IMPA.

Machado, G. C., Oliveira, C. A., & Freitas, T. A. (2017). Avaliação do impacto dos benefícios PNAES sobre o desempenho acadêmico: o caso da Universidade Federal do Rio Grande. Simpósio Avaliação da Educação Superior, Florianópolis, SC, Brasil, 3. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/179399

Mariano, E. B. (2020). Gestão da informação educacional: um estudo de caso sobre a qualificação dos dados e informações no IFSC (Dissertação de Mestrado). Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. Recuperado de https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1589

Martins, P. F. M., Araújo Júnior, C. A. M., & Rodrigues, J. A. (2019). Orçamento público para financiamento da assistência estudantil no ensino superior sob a perspectiva do direito humano fundamental à educação. Revista Argumentos, 16(2), 138-164. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/214

Matsuba, D. S., & Mettedi, A. P. (2021). Visualização de dados para extração de conhecimentos: um estudo de caso. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, 10(2), 66-77. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/79184/43664

Melo, E. C., Silva, G., & Silva, P. C. L. (2021). Informatização do processo de seleção de bolsistas de assistência estudantil: a experiência do IFMG. Research, Society and Development, 10(1). Recuperado de https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11778

Ministério da Educação (2012). Análise sobre a expansão das Universidades Federais 2003 a 2012. Brasília, Brasil. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/docman/janeiro-2013-pdf/12386-analise-expansao-universidade-federais-2003-2012-pdf

Ministério da Educação (2021). Instituições da Rede Federal. Brasília, Brasil. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/instituicoes

Moraes, N. J., & Spessatto, M. B. (2020). Ensino superior público no Brasil: o percurso histórico e o papel da assistência estudantil no acesso e permanência dos estudantes. ScientiaTec, 7(4). Recuperado de https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/4746

Boaventura Netto, P. O.; Jurkiewicz, S. (2017). Grafos: introdução e prática. São Paulo: Blucher.

Ramos, D. B. (2016). Uma ferramenta baseada em grafo para identificação e visualização de trilhas de aprendizagem (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil. Recuperado de https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5031

Reis, E. M., & Gonçalves, A. O. (2018). Programa de promoção à permanência: perfil dos discentes do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Brasília. HOLOS, 3, 379-394. Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4044

Saccaro, A., França, M. A., & Jacinto, P. A. (2016). Retenção e evasão no ensino superior brasileiro: uma análise dos efeitos da bolsa permanência do PNAES. Encontro Nacional de Economia-Anpec, 44. Recuperado de https://www.anpec.org.br/encontro/2016/submissao/files_I/i12-707be73e05304f27eb9f18ae5d235c9d.pdf

Sales, E. C. S. S. (2018). Reestruturação e Expansão das Universidades Federais: Avaliação dos Resultados do Programa Reuni sob a Perspectiva de Políticas Públicas para a Educação Superior (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil. Recuperado de https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9229#:~:text=O%20Programa%20de%20Apoio%20a,dado%20o%20baixo%20%C3%ADndice%20de

Santos, C., Abrantes, P. P. M., & Zonta, R. (2021). Limitações orçamentárias: desafios à assistência estudantil da UnB em tempos de pandemia. Cadernos Cajuína, 6(3). Recuperado de https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/503

Santos, E. H. M. (2020). As configurações da Assistência Estudantil no Brasil: o cenário do PNAES (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil. Recuperado de https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60792

Sanz, I. J., & Lopez, M. A. (2018). Um Sistema de Detecção de Ameaças Distribuídas de Rede baseado em Aprendizagem por Grafos.

Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), Porto Alegre, RS, Brasil, 36. Recuperado de https://sol.sbc.org.br/index.php/sbrc/article/view/2487

Silva, L. B., & Costa, N. C. D. (2018). Acesso e permanência em desproporção: as insuficiências do programa nacional de assistência estudantil. Agenda Política, 6(2), 166-192. Recuperado de https://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/208

Silva, T. E., & Tomaél, M. I. (2007). A gestão da informação nas organizações. Informação e Informação, 12(2). Recuperado de https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1806/0

Silva Júnior, J. M. (2020). Eficácia dos programas de assistência estudantil: experiência da UNEMAT (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil. Recuperado de http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54102

Szwrcfiter, J. L. (1984). Grafos e Algoritmos Computacionais. Rio de Janeiro: Campus.

Terenciano, F., Salião, A., & Pedro, Z. (2018). Uso da gestão da informação e do conhecimento na avaliação da política pública de assistência estudantil. Regae, 7(14), 49-62. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/29803

Downloads

Publicado

2022-01-22

Como Citar

Melo, E. C., Bax, M. P., & Marques, Y. B. (2022). Visualização dos dados de candidatos a auxílios socioeconômicos em grafos: estudo de caso no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 11, 1–11. https://doi.org/10.5380/atoz.v11i0.82607

Edição

Seção

Artigos