Open Journal Systems

Modelo de colaboração sistêmica: potencializando o compartilhamento do conhecimento no ecossistema das organizações

Thais Andrade Colicchio, Antônio Carlos Zambon

Resumo


Introdução: Esse short paper tem o propósito de contribuir com a compreensão das conexões entre Colaboração com o Compartilhamento do Conhecimento, no âmbito da Gestão do Conhecimento (GC) nas organizações. Visa evidenciar que a Colaboração entendida como um sistema complexo, está composta por diversos níveis de interações entre agentes. Para compreender a leitura desse ecossistema, é necessário reconhecer os elementos que o compõe, buscando potencializar os impactos da Colaboração para as organizações. Método: a pesquisa ébaseada nos dados coletados em revisão sistemática da literatura, e propõe uma leitura do conceito de Colaboração a partir dos Sistemas de Informação (SI) ao adotar uma abordagem de análise combinada dos resultados, mapeando conceitos associados ao Compartilhamento do Conhecimento, de uma base qualificada por 270 artigos com foco em Colaboração. Na primeira etapa, o objetivo foi explorar a densidade das conexões entre os conceitos de Colaboração e Compartilhamento do Conhecimento. Resultados: como sequência, desenhou-se em um modelo conceitual de Colaboração, que foi baseado nos apontamentos da análise inicial, representado por um framework que permiti a leitura do sistema social, como um ecossistema de Colaboração, descrevendo a “Colaboração Sistêmica”. Os resultados posicionamessa pesquisa na linha contemporânea, a partir de uma macro leitura de sistemas complexos, e complementam assim as pesquisas já existentes em SI e GC. Conclusão: Nesta abordagem aplicada, a leitura estratégica da Colaboração Sistêmica incentiva a colaboração, e aponta potenciais influências no ecossistema da organização e na sustentabilidade das relações dos agentes.



Palavras-chave


Ecossistemas; Sustentabilidade; Sistemas Complexos; Gestão do Conhecimento; Sistemas de Informação

Texto completo:

PDF

Referências


Agostinho, M. C. E. (2003). "Administração Complexa": revendo as bases científicas da administração. RAE eletrônica, 2(1).

Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2013). Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Florianópolis-SC: Universidade Federal de Santa Catarina.

Dagnino, R. (2010). Tecnologia social. Ferramenta para construir outra sociedade, 2.

Dagnino, R. (2014). Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas. Eduepb.

Johnson, D. W., & Johnson, R. T. (2009). An educational psychology success story: Social interdependence theory and cooperative learning. Educational researcher,38(5),365-379.

Kitchenham, B., & Charters, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering.

Moresi, E. A. D. (2000). Delineando o valor do sistema de informação de uma organização. Ciência da informação, 29(1), 14-24.

Neves, M. L. C., Varvakis, G. J., & Fialho, F. A. P. (2018). Pessoas, processos e tecnologia na gestão do conhecimento: uma revisão da literatura. Revista de Ciências da Administração, 20(51), 152-167.

Nobre, A. D. (2019). Selvagem Ciclo de estudos sobre a vida. YouTube Channel. Acesso em

Nonaka, L., Takeuchi, H., & Umemoto, K. (1996). A theory of organizational knowledge creation. International Journal of Technology Management, 11(7-8), 833-845.

Nonaka, I., Toyama, R., & Konno, N. (2000). SECI, Ba and leadership: a unified model of dynamic knowledge creation. Long range planning, 33(1), 5-34.

Norman, D. A., & Stappers, P. J. (2015). DesignX: complex sociotechnical systems. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, 1(2), 83-106.

Rossoni, L.(2006). Modelagem e simulação soft em estratégia. Revista Produção Online,6(2).

Wood, D. J., & Gray, B. (1991). Toward a comprehensive theory of collaboration.

The Journal of applied behavioral science, 27(2), 139-162.

Colicchio, T. A. & Zambon, A. C. (2021). Base do Modelo de Colaboração Sistêmica.

Insight Maker. Acesso em < https://insightmaker.com/insight/229882/Base-do-Modelo-de-Colaboracao-Sistemica>

Parsifal. (n.d.). Acesso em < https://parsif.al/ >

Systems Design Principles, (n.d.) Acesso em

< https://www.systemsinnovation.io/post/systems-design-principles >

System Modeling (n.d). Acesso em recuperado de https://www.systemsinnovation.io/post/system-modeling-guide




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v10i3.81279

Apontamentos

  • Não há apontamentos.