Desafios da comunicação pública e científica na promoção da saúde: estudo de caso do portal da UFPR
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v10i1.77961Palavras-chave:
Comunicação Pública, Divulgação Científica, Promoção da SaúdeResumo
Introdução: Reflete sobre os conceitos de comunicação pública e divulgação científica a partir da identificação de questões intrínsecas aos setores de comunicação das universidades, responsáveis por produzir informações sobre a pandemia de Covid-19 pensando em disseminá-las amplamente e contribuir com o direito à informação. Método: Apresenta um estudo de caso a partir das notícias com maior número de visualizações publicadas no portal da UFPR desde o início da pandemia do novo Coronavírus, com o objetivo de elencar desafios a serem vencidos pela comunicação pública e pela divulgação científica na promoção da saúde. Resultados: Parte do pressuposto de que a ciência tem sido uma instituição protagonista no debate público com relação ao combate à pandemia da Covid-19. Analisa um conjunto de 16 conteúdos disseminados pelo portal da UFPR que estiveram entre os mais visualizados entre os meses de março a julho de 2020. Conclusões: Na disputa de narrativas, projeta a comunicação das instituições científicas como instância que deve focar suas ações em um papel social: investir em estratégias de divulgação e promoção da saúde e situar-se como mediadora das relações entre ciência e sociedade.
Referências
Hohlfeldt, A. (2011). Comunicação pública: os diferentes sentidos do interesse público (pp. 229-241). In M. M. K. Kunsch (org.), Comunicação pública, sociedade e cidadania. São Caetano do Sul: Difusão.
Mcquail, D. (2012). Atuação da mídia: comunicação de massa e interesse público. Porto Alegre: Penso.
Miranda, A. S. de. (2018). Narrativas híbridas do científico e do popular no jornalismo especializado em saúde (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
Pereira, M. V. (2004). A espetacularização da política no Cidade Viva (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.
Ribeiro, M. G. da F. (2018). Divulgação científica e promoção da saúde: a interação do agente de controle de endemias com a população de Rocha Miranda (Dissertação de Mestrado). Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Silva, G., & Maia, F. (2011). Análise de cobertura jornalística: um protocolo metodológico. RuMoRes, 5(10), 18-36.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista AtoZ é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a AtoZ no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Todo o conteúdo da Revista (incluindo-se instruções, política editorial e modelos) está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada, a partir de Outubro de 2020.
Ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas .
A AtoZ não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou processamento e/ou publicação de artigos.