Desafios da comunicação pública e científica na promoção da saúde: estudo de caso do portal da UFPR
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v10i1.77961Palabras clave:
Comunicação Pública, Divulgação Científica, Promoção da SaúdeResumen
Introdução: Reflete sobre os conceitos de comunicação pública e divulgação científica a partir da identificação de questões intrínsecas aos setores de comunicação das universidades, responsáveis por produzir informações sobre a pandemia de Covid-19 pensando em disseminá-las amplamente e contribuir com o direito à informação. Método: Apresenta um estudo de caso a partir das notícias com maior número de visualizações publicadas no portal da UFPR desde o início da pandemia do novo Coronavírus, com o objetivo de elencar desafios a serem vencidos pela comunicação pública e pela divulgação científica na promoção da saúde. Resultados: Parte do pressuposto de que a ciência tem sido uma instituição protagonista no debate público com relação ao combate à pandemia da Covid-19. Analisa um conjunto de 16 conteúdos disseminados pelo portal da UFPR que estiveram entre os mais visualizados entre os meses de março a julho de 2020. Conclusões: Na disputa de narrativas, projeta a comunicação das instituições científicas como instância que deve focar suas ações em um papel social: investir em estratégias de divulgação e promoção da saúde e situar-se como mediadora das relações entre ciência e sociedade.
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