Desafios da comunicação pública e científica na promoção da saúde: estudo de caso do portal da UFPR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v10i1.77961

Palavras-chave:

Comunicação Pública, Divulgação Científica, Promoção da Saúde

Resumo

Introdução: Reflete sobre os conceitos de comunicação pública e divulgação científica a partir da identificação de questões intrínsecas aos setores de comunicação das universidades, responsáveis por produzir informações sobre a pandemia de Covid-19 pensando em disseminá-las amplamente e contribuir  com o direito à informação. Método: Apresenta um estudo de caso a partir das notícias com maior número de visualizações publicadas no portal da UFPR desde o início da pandemia do novo Coronavírus, com o objetivo de elencar desafios a serem vencidos pela comunicação pública e pela divulgação científica na promoção da saúde. Resultados: Parte do pressuposto de que a ciência tem sido uma instituição protagonista no debate público com relação ao combate à pandemia da Covid-19. Analisa um conjunto de 16 conteúdos disseminados pelo portal da UFPR que estiveram entre os mais visualizados entre os meses de março a julho de 2020. Conclusões: Na disputa de narrativas, projeta a comunicação das instituições científicas como instância que deve focar suas ações em um papel social: investir em estratégias de divulgação e promoção da saúde e situar-se como mediadora das relações entre ciência e sociedade.

Biografia do Autor

Amanda Souza de Miranda, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

Pós-doutoranda na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e jornalista na UFPR.

Jéssica Vitória Tokarski Mazeto, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

Jornalista na Superintendência de Comunicação e Marketing, especialista em Produção e Avaliação de Conteúdos em Mídias Digitais

Referências

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Publicado

2021-12-03

Como Citar

Miranda, A. S. de, & Mazeto, J. V. T. (2021). Desafios da comunicação pública e científica na promoção da saúde: estudo de caso do portal da UFPR. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 10(1), 113–117. https://doi.org/10.5380/atoz.v10i1.77961

Edição

Seção

Short Papers