Redes de conhecimento na comunicação científica em âmbito formal: panorama via Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (2008-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v8i2.72923

Palavras-chave:

Redes de conhecimento. Produção do conhecimento científico. Instituições de pesquisa.

Resumo

Apresenta o estado da arte de pesquisas de pós-graduação sobre redes de conhecimento na produção da comunicação científica, nos últimos dez anos (2008-2018). Pesquisa qualitativa, utiliza como instrumento de coleta de dados a busca simples pelo termo “redes de conhecimento” na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BBTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O critério norteador para filtrar a busca foi selecionar pesquisas sobre redes de conhecimento estabelecidas a partir do conhecimento produzido por instituições e grupos de pesquisas, disponibilizado em periódicos científicos, diretórios, anais de eventos, livros e outras publicações produzidas entre pares. A investigação dos estudos encontrados efetivou-se a partir de pesquisa bibliográfica. Foram encontrados sete estudos, sendo quatro dissertações e três teses. Conclui-se que as pesquisas abordam a produção do conhecimento científico em diferentes objetos, seja na esfera de concepção com base em grupos de estudo e linhas de pesquisa, seja na esfera da documentação com o estudo sobre artigos, bases de dados e periódicos científicos ou em ambos através dos diretórios de pesquisa.  

 

Palavras-chave: Redes de conhecimento; Produção do conhecimento científico; Instituições de pesquisa.

Biografia do Autor

Ketlen Stueber, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Biblioteconomia - habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Biblioteca Escolar Cultura Escrita y Sociedad en Red pela Universidade Autonoma de Barcelona em convênio com a Universidade de Barcelona e a Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI). Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutoranda no Programa de Pós-graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como professora substituta do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2016 e 2017.

Maria do Rocio Fontoura Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, com a tese Redes de Conhecimento em Ciências. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia da UFRGS. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Representante da UFRGS no SIGA do Ministério da Educação (MEC). Associada à Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento - RS. Tem experiência na área de Educação em Ciências e Ciências da Informação, com ênfase em Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Gestão Documental, Redes de Conhecimento, Produção Científica, Fontes de Informação Científica e Tecnológica, Análise de Redes Sociais e Espaços não Formais de Educação.

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Stueber, K., & Teixeira, M. do R. F. (2020). Redes de conhecimento na comunicação científica em âmbito formal: panorama via Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (2008-2018). AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 8(2), 91–98. https://doi.org/10.5380/atoz.v8i2.72923

Edição

Seção

Comunicação de Pesquisa