Apontamentos
- Não há apontamentos.
Serviços de indexação e agregadores
Universidade Federal do Paraná |
Universidade Federal do Paraná |
Anderson Brunheira Lopes
https://orcid.org/0000-0002-2217-2896
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Brasil
Mestrando no PPGTGS (Programa de Pós Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade), na Unioeste. Possui pós graduação em Gerenciamento de Projetos pelo Centro Universitário de Maringá, graduação em Engenharia Civil pela Faculdade Dinâmica das Cataratas (2012) e graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010). Tem experiência em gerenciamento de projetos da construção civil, apoiados em sistemas de gestão ISO 9001:2015 e PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), bem como em análise de viabilidade e gerenciamento de concessões de serviços públicos.
Clodis Boscarioli
https://orcid.org/0000-0002-7110-2026
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Brasil
Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, onde atua desde o ano de 2000, no Curso de Ciência da Computação. Docente permanente e orientador no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGComp) e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) nível de Mestrado e Doutorado no campus de Cascavel e no Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) - nível de Mestrado no campus de Foz do Iguaçu, além de docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) também no campus de Foz do Iguaçu. Possui graduação em Informática e especialização em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996 e 1999, respectivamente). É Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008), e também especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Criador do Grupo PETComp (Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação) aprovado pela Sesu/MEC em 2010 do qual foi tutor até dez/2016. Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Banco de Dados, Interação Humano-computador, Design Instrucional, Aprendizado Computacional, Data Mining, Sistemas de Informação, Educação Matemática e Tecnologias [Assistivas] no Processo de Ensino-Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação. Líder do GIA (Grupo de Inteligência Aplicada) e do GTIE (Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino) e pesquisador colaborador no grupo de pesquisa Tecnologias no uso, no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras, todos da UNIOESTE.
Eliane Nascimento Pereira
https://orcid.org/0000-0003-4285-3215
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Brasil
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus Foz do Iguaçu. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Informática Aplicada à Educação.
Renata Camacho Bezerra
https://orcid.org/0000-0002-4461-8473
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Brasil
Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) Campus de Presidente Prudente/SP, mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) Campus de Rio Claro/SP e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017) Campus de Presidente Prudente/SP. Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Campus de Foz do Iguaçu/PR e leciona nos cursos de Licenciatura em Matemática e na pós graduação Stricto Sensu em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - Nível de Mestrado Profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: lesson study, formação de professores, tendências em educação matemática, metodologias de ensino, metodologia de pesquisa, tecnologias no ensino, didática, estágio e prática de ensino.