Gestão da Informação como ferramenta no acompanhamento do estágio não obrigatório: análise do contexto do curso de Pedagogia presencial de uma Universidade Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v8i2.71519

Palavras-chave:

Estágio não obrigatório, Pedagogia, Gestão da informação, Fluxo de informação

Resumo

Introdução: O estágio supervisionado não obrigatório é uma atividade que faz parte da formação profissional de muitos alunos de graduação e requer o acompanhamento por parte dos professores orientadores da instituição de ensino. Essa atividade produz informações tanto no âmbito interno como no âmbito externo à universidade, que são importantes para subsidiar as decisões da coordenação do curso quanto à formação acadêmica dos estudantes da graduação. A partir da questão: como a Gestão da Informação pode contribuir com o acompanhamento do estágio não obrigatório? Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a Gestão da Informação como ferramenta para o aproveitamento das informações no processo de acompanhamento do estágio não obrigatório. Para isso, os objetivos específicos definidos foram: evidenciar a importância das informações no acompanhamento do estágio não obrigatório e identificar aspectos da Gestão da Informação pertinentes ao acompanhamento do estágio não obrigatório. Metodologia: Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, caracterizada como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, relacionada à coordenação de curso de Pedagogia de uma universidade pública federal. Conclusões: Constatou-se que a Gestão da Informação, por meio da estruturação de um fluxo de informações, serviria como ferramenta propícia para troca de informações entre a universidade e o campo de trabalho, incrementando o acervo informacional referente ao estágio não obrigatório, cuja temática permeia decisões administrativas e pedagógicas do curso.

Biografia do Autor

Teresinha Pereira da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 

 

Pedro Alves Barbosa Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciência da Informação

Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Rocha, T. P. da, & Barbosa Neto, P. A. (2020). Gestão da Informação como ferramenta no acompanhamento do estágio não obrigatório: análise do contexto do curso de Pedagogia presencial de uma Universidade Federal. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 8(2), 69–75. https://doi.org/10.5380/atoz.v8i2.71519

Edição

Seção

Comunicação de Pesquisa