O audiovisual jornalístico da TV Pública nas mídias sociais: possibilidades e desafios para a divulgação científica
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v8i2.69923Palavras-chave:
Televisão pública, Audiovisual, Mídias sociais, Divulgação científicaResumo
Introdução: O cenário de convergência tecnológica impõe desafios e, ao mesmo tempo, abre possibilidades de disponibilização de conteúdo jornalístico para públicos diversos. Destacam-se, neste cenário, as mídias sociais como novos espaços de prática jornalística por parte das TVs públicas no Brasil. Objetivos: Nesse sentido, a análise aqui apresentada focaliza o caso da TV Universitária da Fundação Rádio e Televisão Universitária de Uberlândia. Metodologia: Monitoramento realizado no Facebook da emissora para seleção e posterior análise de três reportagens com o respaldo metodológico do endereçamento. Resultados: embora ainda não exista um formato audiovisual específico para mídias sociais, a disseminação de conteúdos por meio destes espaços configura-se como uma nova estratégia divulgação científica e jornalística para públicos cada vez mais heterogêneos.
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