O audiovisual jornalístico da TV Pública nas mídias sociais: possibilidades e desafios para a divulgação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v8i2.69923

Palavras-chave:

Televisão pública, Audiovisual, Mídias sociais, Divulgação científica

Resumo

Introdução: O cenário de convergência tecnológica impõe desafios e, ao mesmo tempo, abre possibilidades de disponibilização de conteúdo jornalístico para públicos diversos. Destacam-se, neste cenário, as mídias sociais como novos espaços de prática jornalística por parte das TVs públicas no Brasil. Objetivos: Nesse sentido, a análise aqui apresentada focaliza o caso da TV Universitária da Fundação Rádio e Televisão Universitária de Uberlândia. Metodologia: Monitoramento realizado no Facebook da emissora para seleção e posterior análise de três reportagens com o respaldo metodológico do endereçamento. Resultados: embora ainda não exista um formato audiovisual específico para mídias sociais, a disseminação de conteúdos por meio destes espaços configura-se como uma nova estratégia divulgação científica e jornalística para públicos cada vez mais heterogêneos.

Biografia do Autor

Carolina Rodrigues Oliveira, UFU

Jornalista, mestranda em Psicologia na UFU

Cindy Figueiredo Freitas, UFU

Jornalista, mestranda em Psicologia na UFU

Valquíria Vieira, UFU

Graduanda em Jornalismo na UFU

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Santos, V. M., Oliveira, C. R., Freitas, C. F., & Vieira, V. (2020). O audiovisual jornalístico da TV Pública nas mídias sociais: possibilidades e desafios para a divulgação científica. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 8(2), 28–38. https://doi.org/10.5380/atoz.v8i2.69923

Edição

Seção

Artigos