Curadoria digital para governança corporativa de objetos digitais xavante e bororo

Autores

  • Heloisa Costa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • William Barbosa Vianna Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v7i2.67240

Palavras-chave:

Curadoria digital, Preservação e acesso, Unidades de Informação, Xavante, Bororo.

Resumo

Introdução: Os estudos sobre curadoria digital e sua aplicação estão cada vez mais presentes na gestão de unidades de informação, em especial na gestão dos objetos digitais. A curadoria pode ser vista como um processo essencial a ser inserido na gestão de unidades de informação (arquivos, museus, bibliotecas, centros de informação), pois visa criar espaços para armazenar e disponibilizar informações úteis à comunidade interna e externa de usuários a qual atende, visando a permanência desse armazenamento, acesso, uso e reuso. Este projeto está voltado para o entendimento do tratamento de objetos digitais de unidades de informação, especificamente em uma aplicação prática do modelo de curadoria digital para os objetos digitais de três Unidades de Informação da Missão Salesiana de Mato Grosso (museu, biblioteca e arquivo). Apresenta como objetivo geral: sistematizar e aplicar um modelo de curadoria digital integrado para o acervo de objetos digitais das unidades de informação da Missão Salesiana de Mato Grosso. Método: Utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e elementos de estudo de caso. Resultados: Como resultado esperado, pretende- se apresentar e implementar um modelo integrador dos objetos digitais das unidades de informação estudadas, apoiada na curadoria digital, permitindo disponibilizar as coleções/acervos virtualmente a toda a comunidade de usuários.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Costa, H., & Vianna, W. B. (2018). Curadoria digital para governança corporativa de objetos digitais xavante e bororo. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 7(2), 14–21. https://doi.org/10.5380/atoz.v7i2.67240

Edição

Seção

Comunicação de Pesquisa