Repositórios virtuais da legislação brasileira: O caso da educação indígena
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v6i2.57396Palavras-chave:
Repositórios virtuais, Repositórios institucionais, Legislação brasileira, Educação IndígenaResumo
Introdução: O presente texto apresenta os principais repositórios de materiais digitais sobre a legislação brasileira. É restrita a busca e a apresentação para os repositórios institucionais que são mantidos pelo Estado brasileiro. Método: É realizada a apresentação da pesquisa realizada nestes repositórios virtuais visando recuperar os conteúdos de materiais que eram identificados como de difícil ou restrito acesso em momentos prévios à digitalização destes e sua disponibilização posterior em ambiente online. A pesquisa é direcionada, especificamente, sobre a legislação envolvendo a catequização e a educação indígena no Brasil. Resultados: Reflete sobre os impactos positivos posteriores à disponibilização gratuita e em ambiente online destes materiais e pela plena possibilidade de realização de pesquisa em uma instituição de investigação estrangeira (em Portugal) sem a necessidade imediata de deslocamento para visita ou consulta aos arquivos físicos. Conclusão: Por fim, em menor grau, inclui breves reflexões sobre a possibilidade de consulta aos conteúdos de materiais antigos e raros sem colocar em risco a preservação e a integridade destes materiais.
Referências
Brasil. (1910). Decreto no 8.072, de 20 de junho de 1910.
Brasil. (1973). Lei no 6.001, de 19 de dezembro de 1973.
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do
Brasil. Brasília.
Brasil. (2011). Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011.
Eco, U. (2007). Como se faz uma tese em ciências humanas.
Lisboa: Editorial Presença.
Franco, I. d. M. (2015). Repositórios digitais institucionais:
Um viés pela Lei de Acesso à Informação (Tese de doutorado,
UFSCAR). Recuperado de https://repositorio.ufscar.br/
handle/ufscar/1144
Greenhalgh, R. D. (2011). Digitalização de obras raras:
algumas considerações. Perspectivas em Ciência da Informa-
ção, 16(3), 159–167. Recuperado de http://www.scielo.br/
pdf/pci/v16n3/10.pdf
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista AtoZ é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a AtoZ no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.

Todo o conteúdo da Revista (incluindo-se instruções, política editorial e modelos) está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada, a partir de Outubro de 2020.
Ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas .
A AtoZ não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou processamento e/ou publicação de artigos.