Repositórios virtuais da legislação brasileira: O caso da educação indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v6i2.57396

Palavras-chave:

Repositórios virtuais, Repositórios institucionais, Legislação brasileira, Educação Indígena

Resumo

Introdução: O presente texto apresenta os principais repositórios de materiais digitais sobre a legislação brasileira. É restrita a busca e a apresentação para os repositórios institucionais que são mantidos pelo Estado brasileiro. Método: É realizada a apresentação da pesquisa realizada nestes repositórios virtuais visando recuperar os conteúdos de materiais que eram identificados como de difícil ou restrito acesso em momentos prévios à digitalização destes e sua disponibilização posterior em ambiente online. A pesquisa é direcionada, especificamente, sobre a legislação envolvendo a catequização e a educação indígena no Brasil. Resultados: Reflete sobre os impactos positivos posteriores à disponibilização gratuita e em ambiente online destes materiais e pela plena possibilidade de realização de pesquisa em uma instituição de investigação estrangeira (em Portugal) sem a necessidade imediata de deslocamento para visita ou consulta aos arquivos físicos. Conclusão: Por fim, em menor grau, inclui breves reflexões sobre a possibilidade de consulta aos conteúdos de materiais antigos e raros sem colocar em risco a preservação e a integridade destes materiais.

Biografia do Autor

Jefferson Virgilio, Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa

Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Virgilio, J. (2017). Repositórios virtuais da legislação brasileira: O caso da educação indígena. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 6(2), 14–18. https://doi.org/10.5380/atoz.v6i2.57396

Edição

Seção

Short Papers