Marchiori, P. Z., Appel, A. L. & Bettoni, E. M.AtoZ - LaTeX

Um ciclo que se encerra e nossos melhores desejos para o que se inicia!

An end of a cycle and our best wishes for the new beginning!

Patricia Zeni Marchiori1, Andre Luiz Appel2, Eduardo Michelotti Bettoni2

1Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, PR, Brasil
2Grupo de Pesquisa UFPR/CNPq - Metodologias para Gestão da Informação, Curitiba, PR, Brasil

Entre várias simbologias, o número sete também remete à conclusão cíclica e à renovação. Este é o momento da AtoZ com o lançamento do v6n1 e, ato contínuo, a transição da gestão da Revista para uma nova equipe. Ao sexto ano de publicação soma-se um ano de intensos trabalhos do Grupo de Pesquisa em Metodologia em Gestão da Informação (UFPR/CNPq), em resposta à então Chefia do Departamento de Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação (DECiGI), que solicitou ao Grupo a criação de um periódico científico-acadêmico na área.

Em 2010, o ano de ideação e desenho da Revista, parcerias foram estimuladas, pesquisadores contatados e sensibilizados, plataformas testadas, e foi encaminhada uma proposta de projeto de extensão à PROEC/UFPR, dando início ao posicionamento da AtoZ frente a suas duas missões:

1.
ser um veículo de divulgação interdisciplinar, com foco em Gestão da Informação, voltado para jovens pesquisadores, e temáticas/metodologias inovadoras;
2.
servir como um laboratório de pesquisas para a graduação e para a pós-graduação.

A Revista foi hospedada inicialmente em servidor próprio do DECiGI, onde o Grupo de Pesquisa pôde testar, aprovar (algumas) e descartar (muitas) das distintas possibilidades de gestão da plataforma OJS; de mecanismos para a chamada de trabalhos; de construção de parcerias, e de criação de políticas e normativas internas e diretrizes; assim como agregar outras ferramentas administrativas (e de informática) que vieram a auxiliar sobremaneira a gestão do Periódico.

O projeto de extensão (2011-2012) envolveu quatro alunos de graduação, sendo dois de Gestão da Informação e dois de Administração, tendo recebido premiação no respectivo Grupo de Trabalho na 4a.Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UFPR, de 2012. Em 2014 e 2015 a AtoZ submeteu - e teve aprovado - dois projetos de Iniciação Científica (um para a criação de indicadores e outro para a elaboração de processos de diagramação baseados em LaTeX, igualmente premiados em seus respectivos Grupos de Trabalho da SIEPE); e estabeleceu uma parceria com a empresa Intelectus Ágil, para a discussão, aprimoramento e diagramação no formato epub. Em 2015, com o desenvolvimento de mecanismos internos para a geração semi-automatizada dos formatos pdf, html e epub - derivados da criação da Classe LaTeX AtoZ - esta parceria foi encerrada.

Também em 2015, a AtoZ passou a integrar o Portal de Periódicos da UFPR, migrando o conteúdo até então publicado, tendo atualizado algumas diretrizes e recebendo a atribuição DOI para todos os materiais. Uma vez na nova estrutura, a AtoZ também esteve habilitada a concorrer aos Editais de Apoio aos Periódicos do SIBI/UFPR, sendo contemplada em 2016. Os recursos deste Edital destinaram-se a dois bolsistas (um de graduação e um de nível técnico), ao se retomar a proposta da criação de indicadores para periódicos de acesso aberto. Neste particular, os resultados obtidos com o auxílio do Edital - que também permitiu completar a base BibTeX de todos os materiais da Revista - apontaram para aspectos de ajustes gerenciais (e operacionais), e oportunizaram novos estudos voltados à competitividade do Periódico.

A transferência da AtoZ para o Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação (PPGCGTI/UFPR) em 2016, e sua ascensão para o nível B2 na área de Comunicação e Informação (Qualis 2013-2016) são, igualmente, um coroamento do esforço da equipe editorial, dos seus colaboradores, apoiadores, autores; e do suporte oferecido pela Biblioteca Digital de Periódicos (BDP/SIBI/UFPR).

Neste v6n1 contamos com a entrevista cedida pela Mestre Daniela Spudeit e suas considerações sobre empreendedorismo e profissionais de informação; um short paper relatando a experiência de projeto de aprendizagem de informática com pessoas portadoras de deficiência intelectual, do professor da Universidade de Caxias do Sul/UCS, Paulo Antonio Pasqual Júnior; e dois artigos voltados para redes informacionais: o de Marcelo Silva e Rodolfo Azevedo, que apresentam e discutem o conceito de relações sociais de acesso, frente aos documentos policiais na Região do Alto Solimões/Amazonas; e a análise de interações em posts no Facebook de um candidato à Prefeitura de Maceió/AL, de autoria de Ronaldo Araújo, Sarah Santos e Janyelle Bento, da Universidade Federal de Alagoas.

Nos despedimos realizados, e com imensa gratidão àqueles que confiaram em nosso trabalho, que aceitaram convites para serem avaliadores permanentes ou ad hoc e, especialmente aos autores, que nos deram a honra de receber e encaminhar os resultados de suas pesquisa para a avaliação de um competente conselho científico, cuja finalização - em muitos casos - se consubstanciou na efetiva publicação do artigo, short paper ou entrevista. Aprendemos muito com todos e não há melhor retorno que este!

Convidamos a todos a darem continuidade à consolidação da AtoZ, e seguem aqui nossos mais fortes votos de sucesso ao novo grupo gestor, composto pelo Prof. Dr. Glauco Gomes de Menezes e pelas mestrandas Flávia Roberta Fernandes, e Cristiane Sinimbu Sanchez; todos do PPGCGTI/UFPR.

Abraço da equipe AtoZ!

Patricia Zeni Marchiori, Eduardo Michelotti Bettoni, Andre Luiz Appel & Marcelo Batista de Carvalho.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Serviços de indexação e agregadores

Web of Science
Directory of Open Access Journals
Sumários.org: sumários de revistas brasileiras
Google Acadêmico
LivRe! Portal para periódicos de livre acesso na Internet
InfoBCI
Latindex Catálogo
Bielefeld Academic Search Engine
INFOBILA: Información Bibliotecológica Latinoamericana
REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Brapci (Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação Brapci (Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação

Universidade Federal do Paraná
Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Gestão da Informação
ISSN: 2237-826X
Qualis (2013-2016):
B2 - Comunicação e Informação
B4 - Planejamento Urbano e Regional/Demografia; Saúde Coletiva; Interdisciplinar
B5 - Arquitetura, Urbanismo e Design; Engenharias III
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Esta obra foi licenciada sob uma Licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada