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A View of innovation process in a collaborative perspective

Thais B. Zaninelli

Resumo


Introdução: A inovação e o processo de desenvolvimento de novos serviços têm mudado nos últimos anos. Atualmente se aceita que este processo ocorre em quatro fases genéricas desde a geração da ideia do novo serviço até sua implantação. Nestas fases, alguns fatores são reconhecidos como importantes e, dada sua complexidade, o processo de desenvolvimento de novos serviços por uma única empresa pode ser facilitado pelo relacionamento com empresas parceiras. A investigação objetivou verificar o grau de influência das redes colaborativas no desempenho do processo de desenvolvimento de novos serviços. Método: estudo exploratório de múltiplos casos e estudo qualitativo. Resultados: alguns fatores são comuns em todo o processo de desenvolvimento de novos serviços. Porém, a relevância destes se altera ao longo das diferentes fases. Conclusão: os fatores de qualidade das redes colaborativas que contribuem para o desempenho do processo podem ser classificados em duas dimensões: a primeira, voltada para as características das parceiras e, a segunda, para as características do relacionamento.

 


Palavras-chave


Inovação em serviços; Processos de inovação; Desenvolvimento de serviços; Redes colaborativas

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v1i2.41311

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