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REPRESENTAÇÃO DE NEGROS/AS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

Paola Clarinda de Freitas Oniesko, Aparecida de Jesus Ferreira

Resumo


Este estudo propõe o estabelecimento de uma discussão sobre a importância da leitura das imagens constituintes dos livros didáticos de história na construção das identidades sociais de raça. das imagens constituintes dos livros didáticos de história na construção das identidades sociais de raça.  Os referenciais teóricos que deram suporte para esta pesquisa foram: Camargo, Ferreira (2014); Oliveira (2004); Carvalho (2006). Sendo assim, visa responder a pergunta de pesquisa: Como são construídas as identidades raciais através das imagens do livro didático de história do 8º ano da coleção “História.doc”, do PNLD 2017, de uma escola estadual da cidade de Ponta Grossa-Paraná?  Os objetivos centram-se em se estabelecer um perfil da representação negra no LD de história e analisar a repercussão dessas imagens na fala dos alunos/as. A metodologia utilizada foi a análise de imagens (JOLY, 2007; JOUVE, 2002), pesquisa qualitativa interpretativista e documental (GRANDE E KLEIMAN, 2007), pesquisa quantitativa (SEVERINO, 2007). Os instrumentos utilizados na geração de dados se pautaram na entrevista de grupo focal (LÜDKE e ANDRÉ, 2015) com oito alunos/a do 8ª ano de uma escola estadual da cidade de Ponta Grossa-PR. A importância dessa análise se embasa na necessidade de se entender a composição imagética como parte importante na constituição discursiva do livro didático e as influências ideológicas desse processo na construção das identidades sociais de raça dos/as alunos/as. Os resultados indicam que o LD analisado estabelece um perfil que estigmatiza e inferioriza a identidade racial negra, associando-a majoritariamente à escravização.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jabs.v1i1.86185