TRATAMENTO DE SEMENTES E APLICAÇÃO FOLIAR DE BIOESTIMULANTES A BASE DE ALGAS NA SOJA.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v24i3.92072

Keywords:

Bioestimulante, Glycine max, Kappaphycus alvarezii, Nannochloropsis oculata.

Abstract

Na agricultura moderna, produtos a base de algas têm sido utilizados, não como fonte de nutrientes às plantas, mas por seus efeitos bioativos, estimulando respostas de sinalização. Assim, desenvolveu-se um experimento com o objetivo de avaliar o efeito do tratamento de sementes com produtos a base da macroalga Kappaphycus alvarezii (FISIOROOT, FISIOGRAN e testemunha) associados à aplicação foliar do extrato da microalga Nannochloropsis oculata e do produto FISIOGRAN sobre variáveis do desenvolvimento e componentes da produção da cultura da soja, delineados em faixas com 4 repetições. A aplicação foliar do produto FISIOGRAN e do extrato de Nannochloropsis oculata não tiveram efeito sobre as variáveis do desenvolvimento das plantas de soja. A aplicação foliar de FISIOGRAN reduziu a massa de 100 grãos independentemente do tratamento de sementes, bem como a produtividade quando do não tratamento de sementes com os produtos FISIOROOT e FISIOGRAN. O tratamento de sementes com FISIOROOT e FISIOGRAN aumentou a altura de plantas na fase vegetativa e o número de sementes por vagem. O tratamento de sementes com FISIOROOT induziu maior número de ramificações por planta e de sementes por vagem, em contrapartida o FISIOGRAN repercutiu em maior número de vagens por planta. O tratamento de sementes com FISIOROOT associado à aplicação foliar de FISIOGRAN aumentou em 19,8% a produtividade da soja, demonstrando o potencial dos bioestimulantes testados.

Author Biographies

Silvana OHSE, UEPG

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e Doutorado em Fitotecnia pela Universidade de São Paulo/ESALQ (2000). Atualmente é professora, nível Associado B, de Fisiologia Vegetal no Curso de Graduação e Pós-graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Vinícius Cordeiro DE MORAES, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmico do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa/PR, Brasil. Campus de Uvaranas - Bloco F. Av. Carlos Cavalcanti, n. 4748 - Uvaranas - CEP 84030-900.

Pedro Maia ZENY, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmico do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa/PR, Brasil. Campus de Uvaranas - Bloco F. Av. Carlos Cavalcanti, n. 4748 - Uvaranas - CEP 84030-900.

Luís Miguel SCHIEBELBEIN, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor do Curso de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa/PR, Brasil.

Heverton Fernando MELO, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorando da pós-graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa/PR, Brasil.

Roberto Bianchini DERNER, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil, tanto no Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura, como no Programa de Pós-graduação em Aquicultura.

Published

2023-10-06

How to Cite

OHSE, S., DE MORAES, V. C., ZENY, P. M., SCHIEBELBEIN, L. M., MELO, H. F., & DERNER, R. B. (2023). TRATAMENTO DE SEMENTES E APLICAÇÃO FOLIAR DE BIOESTIMULANTES A BASE DE ALGAS NA SOJA. Visão Acadêmica, 24(3). https://doi.org/10.5380/acd.v24i3.92072

Issue

Section

Artigos