PENSANDO A BIOINFORMÁTICA COMO COMPONENTE INTERDISCIPLINAR NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: CONTRIBUIÇÕES À MELHORIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v24i3.91933Keywords:
Interdisciplinaridade, Letramento acadêmico, Parâmetros curriculares, Qualidade de ensinoAbstract
A Bioinformática emerge como uma área do conhecimento interdisciplinar associando saberes de Ciências da Computação e Biologia Molecular, originalmente impulsionada pelos avanços no entendimento das moléculas de ADN e na evolução das ferramentas computacionais. Embora a Bioinformática venha sendo amplamente indispensável em diversos setores da sociedade contemporânea, sua inserção no ensino de Ciências e Biologia ainda é bastante limitada e incipiente. De fato, as diretrizes curriculares no Brasil ainda não tem previsto a abordagem dessa temática em seus planejamentos, o que sinaliza a necessidade de atualização da Base Nacional Comum Curricular para incorporar esta disciplina emergente. Desta forma, o presente artigo objetivou apresentar subsídios relevantes acerca do potencial da Bioinformática como complemento curricular essencial à melhoria no processo de aprendizagem no ensino de Ciências e Biologia. Embora haja uma carência de estudos sobre a aplicação da Bioinformática como recurso didático nas escolas brasileiras, algumas poucas experiências pioneiras têm demonstrado o potencial dessa abordagem para a aquisição de letramento acadêmico na educação. Sendo assim, o emprego de ferramentas de Bioinformática pelos docentes poderá concretamente auxiliar discentes a adquirir um melhor entendimento das relações estrutural e funcional entre as biomoléculas essenciais - ADN, ARN, proteínas – e suas implicações à manutenção e sobrevivência celular. Assim, o presente artigo pretende abrir um espaço de reflexão sobre a necessidade de atualização dos componentes curriculares frente às exigências oriundas das transformações sociais e tecnológicas atuais.
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