COMPARAÇÃO DE DIFERENTES AROMATIZADORES DE AMBIENTE NA AROMATERAPIA COM ÓLEO ESSENCIAL DE Rosmarinus officinalis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v26i1.98802

Resumo

A aromaterapia é a ciência que utiliza os aromas das plantas para promoção e recuperação da saúde do corpo e da mente, para a manutenção do bem-estar e das emoções. O óleo essencial de Rosmarinus officinalis tem o aroma amadeirado e herbal característico da planta, com fitocompostos e dotado de efeitos benéficos à saúde. Nesse sentido, os aromatizadores de ambiente são produtos cuja função é manter espaços perfumados, através de formulações à base de álcool de cereais, essência sintética ou óleos essenciais de plantas e água mineral. Igualmente, entre os aromatizadores de ambiente há as velas aromáticas e borrifadores de aplicação direta em locais ásperos e tecidos. O objetivo deste trabalho foi comparar o uso de diferentes aromatizadores de ambiente como alternativas viáveis para a realização da aromaterapia com óleo essencial de alecrim (Rosmarinus officinalis). Trata-se de uma pesquisa experimental, com produção de vela aromática e de spray perfumado com óleo essencial de alecrim (Rosmarinus officinalis), com avaliação do desempenho e comparativo entre esses dois produtos. O óleo essencial de alecrim (Rosmarinus officinalis) possui terpenos em sua composição como 1,8-cineol, boneol, acetato de bornila e alfa-pineno, que justificam a ação estimulante, de alívio de cefaleias e de cansaço mental. Conclui-se que o farmacêutico é um profissional de notória importância na realização da aromaterapia como prática integrativa clínica e que o desenvolvimento de diferentes técnicas como aromatizadores de ambiente com óleo essencial.

Biografia do Autor

Maria Natália Alves Ribeiro , Centro Universitário Maurício de Nassau

Possui graduação em FARMÁCIA pelo Centro Universitário Maurício de Nassau de Juazeiro do Norte (2023), com bolsa ProUni integral. Ingressei no curso em 2019, recebi certificado de Aluna Laureada do Curso de Farmácia na cerimônia de colação de grau. Realizei a prova Enade em 2023 e fui premiada pelo bom desempenho. Atualmente, tenho 23 anos. Ingressei como atendente de Farmácia no serviço público de saúde através do Concurso Municipal na cidade de Abaiara, no qual fui selecionada em primeiro lugar, e comecei a atuar em 2023. Ao passar quase um ano como atendente de farmácia, fui convidada em fevereiro de 2024 a assumir a Central de Abastecimento Farmacêutico da cidade de Abaiara. Assim, tenho experiência na área de Farmácia, principalmente no SUS, como também em lidar com o público e trabalhar em equipe. A Farmácia me encantou e hoje anseio por experimentar as diferentes áreas de atuação do farmacêutico, sendo que a Farmácia de Manipulação é uma das áreas que eu mais me interessei durante a graduação e por tal razão, foi um estímulo para que eu iniciasse agora em 2024, a minha especialização em Pesquisa e Desenvolvimento de Cosméticos pelo Instituto de Cosmetologia (ICosmetologia) de São Paulo. Em 2021, iniciei um projeto pessoal de produção de aromatizadores de ambiente e velas perfumadas, de modo que criei a Mestiere Aromas e fiz cursos para maior conhecimento no setor de vendas e empreendedorismo.Hoje, estou cursando Inglês para conquistar a fluência neste idioma por meio do curso Fluency Academy - English Backstage. Em 2020, fiz o curso de Redator Online e trabalhei com a produção de artigos para blogs e sites como redatora freelancer. Possuo CRF ativo e tenho facilidade em aprender.

Thayanne Loysnhã da Silva Januário, Centro Universitário Maurício de Nassau

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO, tendo sido bolsista integral pelo ProUni. Cursa especialização em Teoria psicanalítica pela UNILEÃO.

Iasminy Macedo, Centro Universitário Maurício de Nassau

Farmacêutica Generalista formada em 2016.2, pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - Estácio/FMJ. Doutoranda em Química Biológica pela Universidade regional do Cariri -URCA (2019), com ênfase em bioatividades e desenvolvimento de produtos. Mestre em Bioprospecção Molecular pela Universidade Regional do Cariri-URCA (2019), com ênfase em prospecção de produtos naturais. Especialista em Farmacologia Clínica pela Universidade Regional do Cariri- URCA (2018).Docente na pós-graduação da Unileão, nos cursos de Farmácia, Biomedicina, Fisioterapia e Enfermagem Estética. Docente em cursos de aperfeiçoamento para profissionais da saúde no instituto IntegraSer. Professora dos Cursos de Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição do Centro Universitário Mauricio de Nassau de Juazeiro do Norte. Experiencia em preceptoria de Estágio em Farmácia, pela instituição Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte- CE. Experiencia como Gestora Farmaceutica Magistral, bem como prescrição farmacêutica e assistência farmacêutica. Atuação em Indústria Farmacêutica, como Supervisora, no Controle de Qualidade Físico-Químico, com ênfase em produtos de degradação de fármacos.

Downloads

Publicado

29-04-2025

Como Citar

Alves Ribeiro , M. N., Silva, J. C., Loysnhã da Silva Januário, T., & Macedo, I. (2025). COMPARAÇÃO DE DIFERENTES AROMATIZADORES DE AMBIENTE NA AROMATERAPIA COM ÓLEO ESSENCIAL DE Rosmarinus officinalis. Visão Acadêmica, 26(1). https://doi.org/10.5380/acd.v26i1.98802

Edição

Seção

Artigos