ASPECTOS NUTRICIONAIS DA PASTA DE GERGELIM (Sesamum indicum L) (Tahine), UMA ALTERNATIVA NA SUPLEMENTAÇÃO DE CÁLCIO NA DIETA DE IDOSOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v25i3.96931Palavras-chave:
Gergelim. Tahine. Cálcio. Osteoporose.Idosos. Nutrição. Dieta. Saúde.Resumo
O tahine é um alimento feito a partir de sementes de gergelim moídas e tostadas, que apresenta-se como condimento em diversas preparações culinárias. As sementes de gergelim são ricas em ácidos graxos essenciais, apresentam propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e conteúdo de cálcio elevado sendo essa preparação proposta como alimento ou suplementação para a população idosa e mulheres no climatério. Neste trabalho foram realizadas análises da composição centesimal, química e nutricional do tahine caseiro. Dos componentes majoritários: lipídios (39,14%), proteínas (23,78%), fibras (19,03%), carboidratos (14,24%); além de umidade (1,03%) e minerais, como o cálcio (402,06 mg.100 g-1). Entre os resultados o teor de umidade obtido foi menor devido ao pré-processamento. Os valores de proteínas e lipídeos foram muito semelhantes aos de literatura. Já os valores de carboidratos e minerais foram discrepantes com a literatura, sendo o de minerais abaixo do esperado. O teor de cálcio obtido foi dentro do esperado. Vale destacar o alto conteúdo de fibras, acima dos valores encontrados em literatura e de alguns produtos encontrados no mercado. Assim, os resultados indicam que o Tahine avaliado é nutritivo, apresentam propriedades funcionais e constituem boa fonte de fibras e cálcio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
