ANÁLISE QUÍMICA E NUTRICIONAL DO COGUMELO PARIS (AGARICUS BISPORUS), ELABORAÇÃO DE FARINHA DE COGUMELO, SNACKS E SUAS POSSÍVEIS IMPLEMENTAÇÕES NA ALIMENTAÇÃO DIÁRIA.
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v24i2.91652Palavras-chave:
Cogumelo Paris, Análise nutricional, Teste sensorial, Agaricus bisporus, Champignon.Resumo
O presente trabalho determinou e analisou atributos e informações nutricionais presentes no cogumelo paris (Agaricus bisporus), da família agaricaceae, tais como teores de umidade, proteínas, lipídeos, fibras, minerais e carboidratos. Os resultados obtidos permaneceram dentro do esperado, com valores de desvio padrão reduzidos, respeitando os padrões de repetibilidade. Também foram elaborados e analisados dois produtos para incentivar o consumo do cogumelo paris e auxiliar em sua implementação na alimentação rotineira da população brasileira. A farinha de cogumelo pode ser utilizada como suplemento alimentar por ser rica em proteínas, apresentando valores significativos de 25,4%. O outro produto analisado foi o snack de macarrão, que possui como objetivo reaproveitar as sobras de comida, evitando assim o desperdício de alimentos. Para este último, foi realizado um teste cego de aceitabilidade, com a finalidade de avaliar a presença do sabor umami do cogumelo no snack e sua função como realçador de sabor. Os atributos de odor, mastigabilidade, sabor e aparência do snack foram avaliados em uma escala de 1 a 10 por 28 voluntários com média de 23 anos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.