VITAMINA C EM DERMOCOSMÉTICOS: COMBATE AO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO E DEMAIS BENEFÍCIOS PARA A PELE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v24i2.90851

Palavras-chave:

Farmácia, Farmacotécnica, Tecnologia de Cosméticos

Resumo

O ácido L-ascórbico, também conhecido como vitamina C, oferece diversos benefícios para a pele. O ativo não é produzido pelo organismo, logo para adquirir seus benefícios, é preciso ingeri-lo ou aplicá-lo topicamente. Uma das principais propriedades dessa vitamina é o efeito antioxidante, que neutraliza a ação dos radicais livres. Além disso, também apresenta efeito clareador na pele e suaviza as linhas de expressão e rugas, o que a torna um ativo muito desejado em busca da jovialidade, sendo assim consagrado na indústria cosmética. Entretanto, a vitamina C, tem como desvantagem a baixa estabilidade em contato com a água e oxigênio, o que pode interferir na eficácia dos dermocosméticos. Atualmente no mercado, são encontrados uma gama de dermocosméticos contendo diversos tipos de vitamina C em sua composição. Os produtos com vitamina C também podem ser fabricados em farmácias magistrais, e tem como vantagem manipular formulações personalizadas que atendam as necessidades de cada pessoa. Portanto, a vitamina C é utilizada em dermocosméticos devido a sua ação antioxidante que previne os sinais de envelhecimento cutâneo, além dos demais benefícios para a pele.

Biografia do Autor

Gabriela Rosa DE MOURA, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

Graduada em Farmácia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

SARA SCANDORIEIRO, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

Pós-Doutoranda em Ciência Farmacêuticas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, do Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Ciências Farmacêuticas, localizado no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Atualmente sua pesquisa é voltada para Cosmecêutica, com enfoque no desenvolvimento de dermocosméticos com eficácia antimicrobiana.

Pós-doutorado, Doutora e Mestre em Microbiologia pelo Programa de Microbiologia, no Centro de Ciências Biológicas da UEL.

Bacharela em Ciências Biológicas pela UEL.

Audrey Alesandra Stinghen Garcia LONNI, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

Docente do curso de Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

Laboratório de Inovação e Tecnologia Cosmecêutica (UEL).

Mestre em Química dos Recursos Naturais pela UEL.

Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil.

Especialização em Cosmetologia Aplicada pelo Instituto Racine.

Aperfeiçoamento em ativos cosméticos realizado em Champlan e Mônaco, França.

Especialização em Estética e Cosmetologia pela Faculdade Unyleya.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

DE MOURA, G. R., SCANDORIEIRO, S., & LONNI, A. A. S. G. (2023). VITAMINA C EM DERMOCOSMÉTICOS: COMBATE AO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO E DEMAIS BENEFÍCIOS PARA A PELE. Visão Acadêmica, 24(2). https://doi.org/10.5380/acd.v24i2.90851

Edição

Seção

Revisão