DESAFIOS DO CUIDADO FARMACÊUTICO NA ATENÇÃO BÁSICA DO SUS: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

Autores

  • Aucilandia Martins Brito Faculdade de Medicina do Juazeiro- FMJ Estácio.
  • Annalu Moreira Aguiar Faculdade de Medicina do Juazeiro- FMJ Estácio https://orcid.org/0000-0002-7652-9360
  • Albério Ambrósio Cavalcante Faculdade de Medicina do Juazeiro do Norte- FMJ Estácio
  • Jamille Dias Gonçalves Faculdade de Medicina do Juazeiro do Norte- FMJ Estácio.
  • Rafael Barbosa de Moura

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v23i2.78330

Palavras-chave:

Palavras chave, Assistência Farmacêutica. Atenção Básica. Sistema Único de Saúde.

Resumo

O cuidado farmacêutico no componente de atenção básica do sistema único de saúde, dentre outros benefícios, é essencial para promover o uso racional de medicamentos. Desde a inserção do SUS na saúde pública brasileira, o cuidado farmacêutico vem fazendo parte da assistência em saúde, porém muitos foram os desafios encarados pelo farmacêutico nesse processo. Esse estudo objetiva compilar os desafios enfrentados pelo cuidado farmacêutico na atenção básica do sistema único de saúde, através de revisão de literatura integrativa com busca de artigos na Biblioteca Virtual de Saúde e Scientific Library Eletronic Online usando os descritores em saúde: Assistência Farmacêutica; Atenção Farmacêutica; Atenção Primária e Farmacêutico e suas respectivas traduções para o inglês e espanhol: Pharmaceutical care; Pharmaceutical attention; Primary Pharmaceutical Care; Cuidado Farmacéutico; Atención Farmacéutica; Atención Primaria; Farmacéutica, utilizando como critérios de inclusão a publicação em periódicos entre setembro de 2016 a setembro de 2020, cuja ideia principal abordasse desafios do cuidado farmacêutico na atenção básica atualmente, e como critérios de exclusão outras revisões de literatura, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Somaram-se 329945 registros com a busca dos descritores, porém devido aos critérios de inclusão e exclusão apenas 12 estudos, 7 na SciELO e 5 na BVS, foram selecionados para esse estudo. A de conhecimento de outros profissionais de saúde sobre o campo de atuação farmacêutico, a falta de interdisciplinaridade na equipe de saúde, a sobrecarga dos farmacêuticos, a falta de estrutura física para realização de atendimento farmacêutico e a ausência de medicamentos foram pontos discutidos entre os autores encontrados, contudo, apesar dos desafios encontrados e discutidos nesse estudo, o cuidado farmacêutico necessita reconhecimento como parte integrante da atenção básica de saúde no sistema único de saúde brasileiro.

Biografia do Autor

Annalu Moreira Aguiar, Faculdade de Medicina do Juazeiro- FMJ Estácio

Farmacêutica Generalista, Docente de Farmácia, Experiência nas áreas de Manipulação, Farmacognosia, Farmácia Hospitalar.

Downloads

Publicado

2022-04-01

Como Citar

Brito, A. M., Aguiar, A. M., Cavalcante, A. A., Gonçalves, J. D., & Moura, R. B. de. (2022). DESAFIOS DO CUIDADO FARMACÊUTICO NA ATENÇÃO BÁSICA DO SUS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Visão Acadêmica, 23(2). https://doi.org/10.5380/acd.v23i2.78330

Edição

Seção

Revisão