REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE CAUSADA PELO USO DE AINES EM CRIANÇAS ASMÁTICAS: Uma revisão integrativa.

Autores

  • Gabriela Lopes de CARVALHO Faculdade de Medicina do Juazeiro- FMJ Estácio
  • Livya Belém MARINHO Faculdade de Medicina do Juazeiro- FMJ Estácio
  • Maria Aparecida Dias Fernandes CANUTO Faculdade de Medicina do Juazeiro- FMJ Estácio
  • Annalu Moreira AGUIAR Faculdade de Medicina do Juazeiro- FMJ Estácio https://orcid.org/0000-0002-7652-9360

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v23i1.75839

Palavras-chave:

Acetaminofeno. Asma. Alergia. Paracetamol.

Resumo

INTRODUÇÃO:A asma é uma doença inflamatória crônica definida por hiperresponsividade das vias aérea inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo reversível naturalmente ou com tratamento. É uma das doenças respiratórias crônicas mais frequentes na infância de origem multifatorial. Os anti-inflamatórios não esteroides (AINES) são constantemente prescritos em crianças, e reações de hipersensibilidade a esses medicamentos são frequentes nessa faixa etária. OBJETIVO:Identificar através de uma revisão integrativa de literatura avaliar a gravidade das reações de hipersensibilidade que os AINES podem causar em crianças com asma. METODOLOGIA:A coleta de dados dessa revisão integrativa de literatura foi realizada através do levantamento de dados de artigos obtidos em bases de dados BVS (Biblioteca Virtual de Saúde) e PUBMED (Público/editora MEDLINE). Foram utilizados os seguintes critérios de inclusão: artigos disponíveis na integra em português e inglês, publicados no período de 2010 a 2019 e como critério de exclusão foi descartado artigos de revisões, artigos que não se enquadravam ao tema, relatos de casos informais, capítulos de livros, dissertações, teses, textos não científicos e artigos científicos sem disponibilidade do texto na integra online. RESULTADOS:Foram encontrados 365 artigos científicos, onde 9 cumpriramos critérios de inclusão e exclusão, foram evidenciados nos artigos obtidos riscos no uso dos antiinflamatórios não esteróides em crianças com asma tais como: chiado/sibilos e broncoconstrição, além do aparecimento de alergias cutâneas, eczema, rinoconjutivite e rinite. Os principais AINES que estão associados a esses efeitos são: paracetamol/acetaminofeno e ibuprofeno. CONCLUSÃO:Tendo em vista os riscos relacionados ao uso de AINES em crianças com asma e na exacerbação dos sintomas, deve ser evitado o uso desses medicamentos nessa faixa etária e buscar estratégias para o uso seguro, adequado e orientado a esses medicamentos.

Biografia do Autor

Annalu Moreira AGUIAR, Faculdade de Medicina do Juazeiro- FMJ Estácio

Farmacêutica Generalista, Docente de Farmácia, Experiência nas áreas de Manipulação, Farmacognosia, Farmácia Hospitalar.

Downloads

Publicado

2022-02-07

Como Citar

CARVALHO, G. L. de, MARINHO, L. B., CANUTO, M. A. D. F., & AGUIAR, A. M. (2022). REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE CAUSADA PELO USO DE AINES EM CRIANÇAS ASMÁTICAS: Uma revisão integrativa. Visão Acadêmica, 23(1). https://doi.org/10.5380/acd.v23i1.75839

Edição

Seção

Revisão