ATIVIDADE ANTIBACTERIANA E MODULADORA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Allium sativum L. (Alho)

Autores

  • Álife Diêgo Lima SILVA Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Maria de Fátima Guedes MONTEIRO Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Dárcio Luiz de SOUSA JÚNIOR Universidade Regional do Cariri http://orcid.org/0000-0002-9017-0825
  • Nair Silva MACÊDO Universidade Regional do Cariri
  • Cícero Roberto Nascimento SARAIVA Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Maria Karollyna do Nascimento SILVA-LEANDRO Centro Universitário Dr. Leão Sampaio https://orcid.org/0000-0002-2215-4110
  • Pedro Everson Alexandre de AQUINO Universidade Federal do Ceará
  • Rakel Olinda Macedo da SILVA Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Lívia Maria Garcia LEANDRO Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v20i4.70344

Palavras-chave:

Allium sativum L., Atividade antibacteriana, Luzes de LED, Produtos naturais.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo avaliar a atividade antibacteriana e moduladora do óleo essencial de Allium sativum L. (OEAs) associado às luzes de LED. O óleo essencial foi obtido por hidrodestilação e a atividade antibacteriana e moduladora foi executada pelo método de contato gasoso com o uso de luz de LED amarela, azul e vermelha junto com os antibióticos amicacina, ciprofloxacina, gentamicina, norfloxacina, oxaciclina e penicilina. Os testes foram feitos em triplicata e submetidos à análise estatística ANOVA com teste de significância para p<0,05. Para a atividade antibacteriana não houve inibição do crescimento das cepas testadas e para as combinações OEAs + antibiótico + luzes de LED (modulação da resistência antibacteriana) diante de linhagens multirresistentes de Escherichia coli 27 e Staphylococcus aureus 358 o melhor desempenho se mostrou com os antibióticos ciprofloxacina e norfloxacina, respectivamente. Esses resultados tornam-se importantes na colaboração com futuras pesquisas para novas formas de tratamento de doenças provocadas por bactérias multirresistentes.

Biografia do Autor

Álife Diêgo Lima SILVA, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Possui graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (2018). Atuou como monitor voluntário da disciplina genética e evolução, exerceu a autoria de trabalhos científicos modalidade banner no II e III Congresso caririense de biomedicina, participou de ações sociais de conscientização e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis - IST'S, da organização do II seminário integrado de ligas acadêmicas e da comissão organizadora da mesa-redonda: zika vírus na microcefalia - uma abordagem multidisciplinar.

Maria de Fátima Guedes MONTEIRO, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Possui graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (2019). Tem experiência na área de Bioquímica, Hematologia Clínica,Microbiologia, Parasitologia Clínica,Uronálise. Patologista Clínica. Pós-graduanda em Bioquímica e Biologia molecular pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio. Pós-graduanda em Saúde Pública e Vigilância Sanitária pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

Dárcio Luiz de SOUSA JÚNIOR, Universidade Regional do Cariri

Biomédico pela Unileão, especialista em Microbiologia Clínica também pela Unileão, especialista em Farmacologia Clínica pela Universidade Regional do Cariri e atualmente mestrando no programa de pós graduação em Química Biológica  também pela Universidade Regional do Cariri.

Nair Silva MACÊDO, Universidade Regional do Cariri

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri

Cícero Roberto Nascimento SARAIVA, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Possui graduação em Biomedicina, pelo Centro Universitário Leão Sampaio - Juazeiro do Norte - CE (2015). Especialista em Hematologia Clínica, pelo Centro Universitário Leão Sampaio - Juazeiro do Norte - CE (2017). Mestrado em Química Biológica, na Universidade Regional do Cariri - Crato (URCA) (2019). Atuou como preceptor de Estágio Supervisionado II em Biomedicina no Centro Universitário Leão Sampaio e Responsável pelo Setor de Imunologia do Laboratório Escola de Análises Clínicas do Centro Universitário Leão Sampaio. Atualmente é Professor titular das Disciplinas de Química Aplicada I e Química Aplicada II e professor substituto da disciplina de Citogenética, do Curso de Biomedicina da UniLeão. Orientador da Liga Acadêmica de Imunologia (LAI), no Centro Universitário Leão Sampaio. Co-orientador do Programa de Iniciação Científica, desenvolvendo pesquisas na área de produtos naturais.

Maria Karollyna do Nascimento SILVA-LEANDRO, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Graduação em Biomedicina (2015.2) pelo Centro Universitário Leão Sampaio - UNILEÃO. Especialização em Microbiologia Clínica (2016.2) pelo Centro Universitário Leão Sampaio - UNILEÃO. Mestre em Bioprospecção Molecular (Linha de Pesquisa Microbiologia e Produtos Naturais) pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2018.1). Experiência nas áreas de Bioquímica, Microbiologia e química de produtos naturais. Desenvolve pesquisas sobre atividade antimicrobiana de produtos naturais. Preceptora do setor de Bioquímica do Estágio I e professora das disciplinas de Micologia clínica, Genética molecular e Genética e evolução do curso de Biomedicina da UNILEÃO, Co-orientadora da LAMIC - Liga Acadêmica de Microbiologia Clínica (UNILEÃO). Especialização em andamento em Biomedicina estética.

Pedro Everson Alexandre de AQUINO, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Biomedicina, pelo Centro Universitário Leão Sampaio-Juazeiro do Norte-CE e especialista em Hematologia Clínica, pela mesma instituição. Possui mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará, atualmente é doutorando em Farmacologia também pela Universidade Federal do Ceará e integrante do laboratório de Neurofarmacologia do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM). É um dos membros associados da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFIs). Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Farmacologia com ênfase em Inflamação, Dor, Neurofarmacologia, Microbiologia e Produtos Naturais.

Rakel Olinda Macedo da SILVA, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Possui Graduação em Biomedicina pela UNILEÃO -Centro Universitário Leão Sampaio (2012), Especialização em Hematologia Clínica pela UNILEÃO(2015) e Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdades Integradas de Patos-FIP (2016). Possui experiência nas áreas de Análises Clínicas, com foco em Microbiologia Clínica e, atualmente, exerce função de Professora de Biossegurança e Análise Microbiológica da Água e Preceptora do setor de Microbiologia no Estágio Supervisionado I do Curso de Biomedicina. Orientadora da LAMIC- Liga Acadêmica de Microbiologia Clínica (UNILEÃO). Mestranda em Bioprospecção Molecular na Universidade Regional do Cariri - URCA.

Lívia Maria Garcia LEANDRO, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Possui graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário Leão Sampaio (2013). Atualmente é biomédica - LABORATÓRIO DE ANÁLISES PATOLÓGICAS E CITOPATOLÓGICAS CARIRIENSE. Professora do Centro Universitário Leão Sampaio. Biomédica no Hospital Santo Antônio - Barbalha - CE. Possui especialização em Hematologia Clínica, e Microbiologia Clínica.Tem experiência na área de Hematologia Clínica, Uroanálise, Parasitologia Clínica, Bioquímica Clínica, Microbiologia. Co-orientadora na Liga Acadêmica de Microbiologia Clínica (LAMIC) no Centro Universitário Leão Sampaio.

Downloads

Publicado

2020-03-13

Como Citar

SILVA, Álife D. L., MONTEIRO, M. de F. G., SOUSA JÚNIOR, D. L. de, MACÊDO, N. S., SARAIVA, C. R. N., SILVA-LEANDRO, M. K. do N., … LEANDRO, L. M. G. (2020). ATIVIDADE ANTIBACTERIANA E MODULADORA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Allium sativum L. (Alho). Visão Acadêmica, 20(4). https://doi.org/10.5380/acd.v20i4.70344

Edição

Seção

Artigos