SÍNDROME DE FOURNIER E SUA POTENCIAL VARIABILIDADE MICROBIOLÓGICA

Autores

  • Felicson Leonardo Oliveira Lima Faculdade Nobre de Feira de Santana – FAN
  • Fabiana Carneiro de Almeida Faculdade Nobre de Feira de Santana – FAN
  • Fabiane Silva Reis Góes Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana – UNE
  • Tasciano dos Santos Santa Izabel Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana – UNEF

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v20i3.68007

Palavras-chave:

Grangrena de Fournier, Fascite Necrozante, Endorcadite Obliterante.

Resumo

Introdução: A Síndrome de Fournier é uma patologia infecciosa que acomete o tecido subcutâneo e a fáscia muscular, sendo considerada como multifatorial. Pode acometer a região perianal e genital, com possibilidade de se alastrar para tecidos adjacentes. Ocorre com maior frequência em homens acima dos 50 anos, podendo acometer também mulheres e crianças em qualquer faixa etária. Caracteriza-se como uma infecção polimicrobiana, onde as atividades de uma variabilidade de microrganismos podem ocasionar a síndrome. O diagnóstico precoce, associado ao tratamento adequado poderá diminuir as taxas de mortalidade. Objetivo: Descrever aspectos gerais sobre a doença, os possíveis microrganismos causadores da patologia, bem como a importância da associação entre o diagnóstico clínico, laboratoriais e tratamentos adequados. Metodologia: Foi realizada uma revisão literária, nas principais bases de dados: Scielo, Bireme e Lilacs, baseando-se em publicações entre os anos de 2004 a 2019. Conclusão: A Síndrome de Fournier é uma doença a qual se caracteriza muita das vezes de forma idiopática, mas sabe-se que a associação entre fatores de risco como diabetes e etilismo é determinante para o acometimento. Atualmente, o emprego da oxigenioterapia hiperbárica tem demostrado eficácia no tratamento dessa enfermidade.

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Publicado

2019-11-12

Como Citar

Oliveira Lima, F. L., Almeida, F. C. de, Góes, F. S. R., & Santa Izabel, T. dos S. (2019). SÍNDROME DE FOURNIER E SUA POTENCIAL VARIABILIDADE MICROBIOLÓGICA. Visão Acadêmica, 20(3). https://doi.org/10.5380/acd.v20i3.68007

Edição

Seção

Artigos