Anais do VI ENCONTRO NACIONAL DOS RESIDENTES EM SAÚDE (ENRS)
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v17i2.1.65998Resumo
Os Encontros nacionais das residências multiprofissionais em saúde têm sido reconhecidos como espaços para aproximação e diálogo entre os atores dos segmentos que compõem os Programas (residentes, preceptores, docentes, tutores, coordenadores e gestores), bem como entre trabalhadores da área de saúde, gestores, usuários e instituições. E assim tem mobilizado e propiciado a troca de experiências, discussões, a democratização e participação social por meio de rodas de conversa, grupos de trabalho, apresentações culturais, e a elaboração de um relatório final, entendido como a Carta de Recomendações de cada evento, que leva o nome da localidade que o sedia que contém sugestões para a qualificação dos programas de residências multiprofissionais. E ainda, proporciona a produção e divulgação científica acerca do trabalho em saúde no SUS, e das múltiplas experiências desenvolvidas nos programas em todo o Brasil.
As comissões organizadoras em conjunto com o FNRS já realizaram cinco Encontros Nacionais. O I ENRS ocorreu em 2011, no Rio de Janeiro/RJ, e foi parte do Encontro da Rede Unida. O II ENRS, em 2012, foi realizado em Porto Alegre/RS, organizado concomitantemente ao 10° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, teve como objetivo articular “O Movimento Nacional de Residências em Saúde”, junto aos segmentos de gestores, trabalhadores, residentes, usuários, tutores e preceptores, para a consolidação de uma Política Nacional de Residências em Saúde comprometida com o SUS. O III ENRS foi sediado em Fortaleza/CE, em 2013, e teve como tema “Educação Permanente no Brasil: desafios para as residências em um contexto de precarização e privatização do SUS”. No IV ENRS, realizado em Recife/Pernambuco, em 2014, a educação permanente voltou a ser temática central com o título: “Residências em Saúde como Estratégia de Educação Permanente para o Fortalecimento do SUS”. No V ENRS e último encontro, realizado em 2015, em Florianópolis/SC, trabalhou-se com o tema “O Desafio da interdisciplinaridade e a contribuição da Residência para a (re) afirmação do SUS”.
Neste ano, o VI ENRS foi realizado em Curitiba-PR, na Universidade Federal do Paraná, no período de 5 a 8 de julho de 2016 e teve como tema “Residências em Saúde: Construindo Nossa Identidade e Questionando Nossa Formação”, e teve como objetivo resgatar o contexto histórico dos Programas de Residência em Saúde ; discutir seus modelos de atenção multi, inter e transdisciplinar, e a qualidade da formação, com ênfase ao papel das instituições de ensino superior, tutores e preceptores, no programa político pedagógico, bem como, nos modelos de gestão em saúde e processos de trabalho.
Comissão Organizadora
VI Encontro Nacional de Residências em Saúde
Curitiba, julho de 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
