Anais do VI ENCONTRO NACIONAL DOS RESIDENTES EM SAÚDE (ENRS)

Autores

  • UFPR Universidade Federal do Paraná UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v17i2.1.65998

Resumo

Os Encontros nacionais das residências multiprofissionais em saúde têm sido reconhecidos como espaços para aproximação e diálogo entre os atores dos segmentos que compõem os Programas (residentes, preceptores, docentes, tutores, coordenadores e gestores), bem como entre trabalhadores da área de saúde, gestores, usuários e instituições. E assim tem mobilizado e propiciado a troca de experiências, discussões, a democratização e participação social por meio de rodas de conversa, grupos de trabalho, apresentações culturais, e a elaboração de um relatório final, entendido como a Carta de Recomendações de cada evento, que leva o nome da localidade que o sedia que contém sugestões para a qualificação dos programas de residências multiprofissionais. E ainda, proporciona a produção e divulgação científica acerca do trabalho em saúde no SUS, e das múltiplas experiências desenvolvidas nos programas em todo o Brasil.

As comissões organizadoras em conjunto com o FNRS já realizaram cinco Encontros Nacionais. O I ENRS ocorreu em 2011, no Rio de Janeiro/RJ, e foi parte do Encontro da Rede Unida. O II ENRS, em 2012, foi realizado em Porto Alegre/RS, organizado concomitantemente ao 10° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, teve como objetivo articular “O Movimento Nacional de Residências em Saúde”, junto aos segmentos de gestores, trabalhadores, residentes, usuários, tutores e preceptores, para a consolidação de uma Política Nacional de Residências em Saúde comprometida com o SUS. O III ENRS foi sediado em Fortaleza/CE, em 2013, e teve como tema “Educação Permanente no Brasil: desafios para as residências em um contexto de precarização e privatização do SUS”. No IV ENRS, realizado em Recife/Pernambuco, em 2014, a educação permanente voltou a ser temática central com o título: “Residências em Saúde como Estratégia de Educação Permanente para o Fortalecimento do SUS”. No V ENRS e último encontro, realizado em 2015, em Florianópolis/SC, trabalhou-se com o tema “O Desafio da interdisciplinaridade e a contribuição da Residência para a (re) afirmação do SUS”.

Neste ano, o VI ENRS foi realizado em Curitiba-PR, na Universidade Federal do Paraná, no período de 5 a 8 de julho de 2016 e teve  como tema “Residências em Saúde: Construindo Nossa Identidade e Questionando Nossa Formação”, e teve como objetivo resgatar o contexto histórico dos Programas de Residência em Saúde ; discutir seus modelos de atenção multi, inter e transdisciplinar, e a qualidade da formação, com ênfase ao papel das instituições de ensino superior, tutores e preceptores, no programa político pedagógico, bem como, nos modelos de gestão em saúde e processos de trabalho.

 

Comissão Organizadora

VI Encontro Nacional de Residências em Saúde

Curitiba, julho de 2016.

Downloads

Publicado

12-04-2016

Como Citar

Universidade Federal do Paraná, U. (2016). Anais do VI ENCONTRO NACIONAL DOS RESIDENTES EM SAÚDE (ENRS). Visão Acadêmica, 17(2.1). https://doi.org/10.5380/acd.v17i2.1.65998

Edição

Seção

Pré-textuais