MARKETING FARMACÊUTICO: RELAÇÃO DAS PUBLICIDADES TELEVISIVAS COM A AUTOMEDICAÇÃO

Autores

  • Liana Maria Mazutti CARSONI Centro Universitário Campos de Andrade - UNIANDRADE
  • Devanir Avigo JUNIOR Centro Universitário Campos de Andrade, Curitiba, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v19i4.61111

Palavras-chave:

marketing farmacêutico, publicidade de medicamentos, ética na publicidade, legislação do marketing, mídia televisiva.

Resumo

As indústrias farmacêuticas aplicam o marketing farmacêutico para dar publicidade aos medicamentos por elas comercializados e elevar o seu faturamento. No entanto, observa-se que a maioria das publicidades veiculadas em emissoras de televisão no Brasil apresenta algum tipo de infração legal. Com o objetivo de trazer ao conhecimento do profissional farmacêutico e demais profissionais da área da saúde tais ilegalidades, demonstrando como a publicidade pode se tornar um poderoso instrumento de indução a hábitos que elevam o consumo medicamentoso, afetando o tratamento terapêutico de maneira significativa, buscou-se uma revisão da literatura em um levantamento bibliográfico, trazendo informações sobre o tema central, fazendo uma análise quanto à adequação deste tipo de publicidade com a legislação vigente e seus reflexos ao público alvo. Esse trabalho trás uma análise da normatização do país, e se a mesma se mostra eficiente. E ainda, demonstra alguns dos impactos, sociais e jurídicos da publicidade farmacêutica. Por fim, constata-se que a legislação atual não contempla de maneira satisfatória a prática da promoção televisiva de medicamentos, de modo a permitir a sua banalização como uma simples mercadoria, através de anúncios tendenciosos que fomentam o seu uso de maneira irracional.

Biografia do Autor

Liana Maria Mazutti CARSONI, Centro Universitário Campos de Andrade - UNIANDRADE

Acadêmica de graduação do curso de Farmácia do Centro Universitário Campos de Andrade, Curitiba, PR, Brasil.

Devanir Avigo JUNIOR, Centro Universitário Campos de Andrade, Curitiba, PR, Brasil

Farmacêutico e Professor Mestre do Curso de Farmácia do Centro Universitário Campos de Andrade, Curitiba, PR, Brasil

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Publicado

2019-03-19

Como Citar

CARSONI, L. M. M., & JUNIOR, D. A. (2019). MARKETING FARMACÊUTICO: RELAÇÃO DAS PUBLICIDADES TELEVISIVAS COM A AUTOMEDICAÇÃO. Visão Acadêmica, 19(4). https://doi.org/10.5380/acd.v19i4.61111

Edição

Seção

Artigos