OBTENÇÃO DE NANOPARTÍCULAS BIODEGRADÁVEIS DE IBUPROFENO ENCAPSULADAS POR “LAYER-BY-LAYER (LBL) SELF-ASSEMBLY” - CAMADA POR CAMADA AUTO-ESTRUTURADAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v18i4.57801Palavras-chave:
Ibuprofeno. Técnica camada por camada auto-estruturadas. Nanopartículas.Resumo
O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroidal que apresenta baixa solubilidade e biodisponibilidade, além de efeitos adversos gástricos, por isso aplicam-se técnicas para melhorar tais propriedades e também promover um sistema de liberação modificada. A técnica camada por camada auto-estruturadas, consiste no acúmulo de camadas de polieletrólitos impulsionadas pela atração eletrostática entre as cargas opostas de seus constituintes. O preparo de nanopartículas de ibuprofeno através dessa técnica, pode melhorar a sua solubilidade através da redução do tamanho de partícula e controlar o perfil de liberação pela formação das camadas de polieletrólitos. As nanopartículas de ibuprofeno foram preparadas através de ultrasonicação, seguida de adsorção do polieletrólito catiônico quitosana e o polieletrólito aniônico alginato. O tamanho das partículas foi determinado por dispersão de luz dinâmica. Foi possível a obtenção de nanopartículas com tamanho médio de 200 nm. A alternância da carga superficial da partícula (potencial zeta), +23,45 mV com a camada de quitosana e -22,77 mV com a camada de alginato, deu indícios da formação das camadas com cargas opostas na superfície do ibuprofeno. A ultrasonicação promoveu a diminuição do tamanho dos cristais de ibuprofeno e a adição de polieletrólitos conferiu estabilidade ao sistema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.