QUALIDADE DE VIDA, MARCADORES INFLAMATÓRIOS E BIOQUÍMICOS DE PACIENTES ONCOLÓGICOS EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO: SÉRIE DE CASOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v19i1.57621Palavras-chave:
Câncer, Avaliação Nutricional, Consumo de Alimentos, Citocinas.Resumo
Este estudo tem como objetivo avaliar o estado nutricional, qualidade de vida, marcadores inflamatórios e bioquímicos de pacientes oncológicos antes da primeira sessão e após a segunda sessão de tratamento quimioterápico. Com relação ao delineamento experimental, foram aferidas medidas antropométricas, analises bioquímicas, marcadores inflamatórios, bem como foram aplicados os questionários de Avaliação Subjetiva Global produzido pelo paciente, Registro Alimentar de três dias e o EORTC QLQ-C30. A amostra final foi composta por quatro pacientes. Os resultados indicaram que não houve perda grave de peso durante as sessões. Em adição, observou-se um baixo consumo de micronutrientes, a elevação das citocinas pró inflamatórias durante as sessões, bem como um baixo déficit de qualidade de vida. Sendo assim, pode-se concluir que o estado nutricional não foi gravemente afetado. A elevação das citocinas pró inflamatórias e a presença dos sintomas podem indicar uma alteração a longo prazo na qualidade de vida dos pacientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
