A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v5i2.561Palavras-chave:
Homeopatia, Amplitude de tratamento, Medicamentos homeopáticos, Farmacêutico na promoção da saúde, Homeopathy, Treatment extent, Homeopathic medicines, Pharmacist on health promotion.Resumo
A Homeopatia é uma opção terapêutica que inclui o tratamento medicamentoso individualizado e unicista, com apresentação de efeitos indesejáveis nula devido ao grau de diluição infinitesimal. Estas características, junto à verificação de melhora e cura do estado patológico do paciente, têm promovido o aumento da utilização da Homeopatia. Com o objetivo de verificar a amplitude do uso desta terapêutica, realizou-se pesquisa em farmácias de manipulação homeopática de Curitiba e Região Metropolitana, buscando detectar quais os medicamentos mais solicitados pelos médicos, assim como formas farmacêuticas e escalas de diluição infinitesimal. A percepção da predominância do uso de policrestos remete à importância da presença do farmacêutico na farmácia homeopática. Este com função de esclarecimento e orientação ao paciente no que diz respeito ao tratamento e cuidados com os medicamentos, os promotores da cura. Além do acompanhamento do tratamento ao lado do médico, mantendo troca de informações com o mesmo, o que permite a otimização do atendimento farmacêutico dentro do conceito de promotor de saúde.
HOMEOPATHIC MEDICINES UTILIZATION AT CURITIBA METROPOLITAN REGION
Abstract
Homeopathy is a therapeutic option that includes individual and unicist medicinal treatment. Since it can cure or improve patient health, its use has increased over the years. A research was realized in Homeopathic Manufacturing Pharmacies in the greater Curitiba area with the objective of verifying its utilization extent. In addition, the goal was to detect what homeopathic medicines are the most used by doctors, with its pharmaceutical presentations and dilution scale. Policrest was the most predominantly used treatment prescribed by homeopathic pharmacies. Treatment was accompanied by doctors, and the patient-doctor exchange information was crucial for treatment. That allowed a pharmaceutical service optimization under the health promoter concept.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.