EFEITO DA Ilex paraguariensis A. St. Hil. (ERVA MATE) NO CONTROLE DA OBESIDADE

Autores

  • Angélica ANTUNES Universidade Federal do Paraná
  • Danna Sampaio CARDOSO Universidade Federal do Paraná
  • Cristiane da Silva PAULA Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v18i1.52724

Palavras-chave:

Produtos naturais

Resumo

A obesidade é uma doença crônica, definida pelo aumento excessivo do acúmulo de gordura corporal que pode causar danos à saúde física e mental do indivíduo. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão de literatura, analisando estudos que apontam a utilização da Ilex paraguariensis na redução do peso. Foram utilizados artigos científicos publicados no período de 2011 a 2016 com Ilex paraguariensis A. St. Hil. (erva mate) na redução do peso. As bases científicas utilizadas foram Biblioteca Virtual em Saúde; Periódicos CAPES e SIBiUSP, usando como palavras-chave Ilex paraguariensis, obesidade e erva-mate. Foram selecionados 16 artigos que demonstraram alto potencial da erva mate na redução do peso e na resposta inflamatória envolvida na obesidade, porém não foi suficiente para esclarecer o mecanismo de ação envolvido. O trabalho apresentado sugere a utilização da erva-mate como complementar no tratamento da obesidade.

Biografia do Autor

Cristiane da Silva PAULA, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Estadual de Maringá (1993). Especialização em Farmacologia (2001), Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná. Atuou em farmácia comunitária (1993-1998), foi farmacêutica militar no período de 1998-2005 atuando na farmácia hospitalar do Hospital Geral de Curitiba e farmacêutica do Centro de Informações sobre Medicamentos do Conselho regional de farmácia do estado do Paraná (2005-2010). Foi docente do curso de Farmácia na Universidade Federal do Paraná (2011-2012) ministrando as disciplinas de Estágio obrigatório em Farmácia, Atuação Profissional em farmácia e Estágio de Observação, e no Centro Universitário Campos de Andrade (08/2012-10/2014)ministrando as disciplinas de farmacognosia, farmacologia e toxicologia. Durante o doutorado atuou na área de pesquisa de insumos, medicamentos e correlatos, com ênfase em fitoquímica, química de produtos naturais, isolamento e identificação de substâncias, avaliação de atividade antioxidante, antibacteriana, toxicidade e atividade alelopática de extratos vegetais, e avaliação de farmacológica de extratos vegetais in vivo. Atualmente é Pós Doutoranda na Universidade Federal do Paraná integrante do projeto de pesquisa sobre os aspectos de cultivo e abordagem química de fungos patogênicos e micorrízicos de Pinus e sua aplicação na área farmacêutica, veterinária e agrícola.

Downloads

Publicado

2017-06-12

Como Citar

ANTUNES, A., CARDOSO, D. S., & PAULA, C. da S. (2017). EFEITO DA Ilex paraguariensis A. St. Hil. (ERVA MATE) NO CONTROLE DA OBESIDADE. Visão Acadêmica, 18(1). https://doi.org/10.5380/acd.v18i1.52724

Edição

Seção

Artigos