PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA FARMÁCIA BÁSICA MUNICIPAL

Autores

  • Priscila Lima de Araujo SCALERCIO Departamento de Farmácia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Av. Lothário Meissner Jardim Botânico, CEP 80210-170, Curitiba, PR, Brasil http://orcid.org/0000-0003-0234-0167
  • Alexandra Ingrid dos Santos CZEPULA Faculdades Pequeno Príncipe, Av. Iguaçu, 333, Rebouças,CEP: 80230-020 . Curitiba/PR

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v18i2.52170

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico Situacional, Gestão em Saúde, Assistência Farmacêutica.

Resumo

Esse artigo apresenta o Planejamento Estratégico Situacional de Carlos Matus, como mecanismo transformador de realidade dentro da gestão da Assistência Farmacêutica em um município do estado do Paraná. O objetivo deste trabalho foi de analisar a aplicação do método em uma farmácia básica a fim de melhorar a qualidade no atendimento ao usuário. O problema priorizado resultante foi a pouca qualidade no atendimento aos usuários. Sua exploração revelou como causa convergente a ausência de um departamento de Assistência Farmacêutica no município. Esse resultado evidencia a importância da Assistência Farmacêutica para a prestação dos serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde que, apesar de regulamentada dentro do sistema, ainda apresenta desafios a sua implantação integral. 

Biografia do Autor

Priscila Lima de Araujo SCALERCIO, Departamento de Farmácia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Av. Lothário Meissner Jardim Botânico, CEP 80210-170, Curitiba, PR, Brasil

Msc. Ciências Farmacêuticas UFPR

Alexandra Ingrid dos Santos CZEPULA, Faculdades Pequeno Príncipe, Av. Iguaçu, 333, Rebouças,CEP: 80230-020 . Curitiba/PR

Farm. B. Msc. PhD.

Downloads

Publicado

07/24/2017

Como Citar

SCALERCIO, P. L. de A., & CZEPULA, A. I. dos S. (2017). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA FARMÁCIA BÁSICA MUNICIPAL. Visão Acadêmica, 18(2). https://doi.org/10.5380/acd.v18i2.52170

Edição

Seção

Artigos