Open Journal Systems

O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS: INTERPRETANDO AS DIMENSÕES POLÍTICO-EDUCACIONAIS

M. da C. M. BUFFON, J. G. CHOCIAI, G. M. C. LORENZI, R. G. ROCHA, S. F. T. SALVADOR, M. D. SANTOS

Resumo



Pressupondo que a educação tem o papel fundamental de transformação social, quê dimensões
podem ser consideradas preponderantes no processo de formação dos educadores ambientais?
Amitigação dos problemas ambientais, quemarcamo início de século XXI, reforçama necessidade
de seleção de valores mais dignos para toda a humanidade, capazes de construir uma nova
ética, reorientadora de nossa crise civilizatória pautada em valores distintos daqueles considerados
norteadores de uma sociedade de consumo e produtora de mercadoria. Assim, o desafio está em
formar profissionais com motivação para escolher atividades profissionais, de ensino e de pesquisa
centradas na problemática do alcance de limites da ação humana sobre o meio ambiente e
qualidade de vida, ou seja, aptos a compreender a articulação das interfaces entre as diversas
disciplinas e áreas do conhecimento. Neste contexto, todos devem estar inseridos no processo de
pensar suas ações sobre o meio e propor alternativas para remodelar as condições e modos de
vida.

THE PROCESS OF ENVIRONMENTAL EDUCATOR FORMATION: EXPLAINING THE POLITICEDUCATIONAL
DIMENSIONS

Abstract


Supposing that education has a fundamental position in social transformation, what are dimensions
that can be consider relevants in the formatives process to environment education teacher? Relieving
environment problems that shoot XXI centurys beggining, reinforce the necessity of a value selection
more dignified a new ethics that can guidance over civilizatory crisis lined in distinct values from that
considered able to distinct values from that considered able to steer a society that can product and
consume tinned goods. Therefore, the challenge is in formation professional with inducement to
choose professional activities rather teaching as research, centre on the problem of reach the limits
to human action about environment and lifes quality, directly, itmeans ability to understand interfaces
joint in the various subject and areas of knowledge. In that context, everyone must be insert on the
process of thinking their actions about environment and should propose alternative to shape conditions
and way of life.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Política; Educação; Ética; environment education, politics, education, ethics.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/acd.v4i1.517