Relação entre desmame precoce e alergias alimentares

Autores

  • Dayane Kanarski Bernardino JOSÉ Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Jéssica Antunes VITIATO Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Karina HASS Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Tauani Caroline Santos FRANÇA Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Mariana Abe VICENTE UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v17i3.49129

Palavras-chave:

amamentação, nutrição, sistema imunológico

Resumo

A amamentação tem desempenhado papel importante na saúde dos neonatos, sendo o leite materno o alimento que fornece os nutrientes que a criança necessita para um adequado crescimento e desenvolvimento eoferece efeitos protetores essencial para a redução de alergias alimentares que está relacionada com interferências nutricionais nessa fase da vida. O presente estudo teve como objetivo investigar na literatura científica as relações entre a hipersensibilidade alimentar com o desmame precoce, verificando a associação entre esses dois conceitos abordando as principais causas que levam ao desenvolvimento de alergias alimentares. Foi realizada uma pesquisa de revisão de literatura nas bases de dados Google Acadêmico, SCIELO e LILACS, com ênfase em artigos dos últimos 10 anos, referente à relação do desmame precoce e reações alergênicas. Por meio da revisão bibliográfica, verificou-se que muitas são as causas que levam à interrupção do aleitamento materno, como a ausência de informações, introdução precoce de alimentos e o retorno da mãe ao trabalho. As reações alérgicas tem suas causas complexas e multifatoriais, mas alguns alimentos são compostos predisponentes de alergias alimentares, como o leite de vaca, glúten, frutos do mar, ovos e soja. Observa-se que imaturidade do sistema imunológico dos neonatos está diretamente relacionada à sensibilização alérgica, em que a ausência de amamentação ou sua interrupção precoce e a introdução de outros tipos de alimentos na dieta da criança pode causar consequências a sua saúde e expô-los a agentes infecciosos que causam reações alérgicas.

Biografia do Autor

Dayane Kanarski Bernardino JOSÉ, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Acadêmica da Universidade Estadual do Centro-Oeste 

Jéssica Antunes VITIATO, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Acadêmica da Universidade Estadual do Centro-Oeste

Karina HASS, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Acadêmica da Universidade Estadual do Centro-Oeste

Tauani Caroline Santos FRANÇA, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Acadêmica da Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mariana Abe VICENTE, UNICENTRO

Nutricionista. Graduação em Nutrição pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2009) . Atualmente é Professora Colaboradora do Departamento de Nutrição da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Clínica. Mestre em Ciências (2012) - Medicina Translacional com ênfase na área de Gastroenterologia Oncológica pela Universidade Federal de São Paulo. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Gastroenterologia pela Universidade Federal de São Paulo.

Downloads

Publicado

03-02-2017

Como Citar

JOSÉ, D. K. B., VITIATO, J. A., HASS, K., FRANÇA, T. C. S., & VICENTE, M. A. (2017). Relação entre desmame precoce e alergias alimentares. Visão Acadêmica, 17(3). https://doi.org/10.5380/acd.v17i3.49129

Edição

Seção

Revisão