HORTA VERTICAL COM GARRAFAS PET: UMA ALTERNATIVA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

Autores

  • Tâmillis Lopes de ANDRADE Faculdades Integradas "Espírita"
  • Edson José MAZAROTTO Universidade Federal do Paraná
  • Cristiane Bezerra da SILVA Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v17i3.48879

Palavras-chave:

Educação ambiental, Sustentabilidade, Práticas em ciências

Resumo

A reciclagem de produtos descartáveis como garrafas PET pode ser realizada para diminuir o impacto ambiental proveniente de ações antrópicas. O fato é que para isto se faz necessário à conscientização das pessoas, sendo a escola umas das grandes ferramentas para disseminação de informações e sensibilização da comunidade. A participação dos alunos no desenvolvimento e manutenção da horta escolar é de extrema importância, pois estimula a criação de hábitos alimentares saudáveis, aumentando o consumo de hortaliças pelas crianças, bem como, ensina uma forma alternativa para destinação de resíduos descartáveis. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo construir uma horta vertical utilizando garrafas PET, juntamente com alunos da 6º série de uma escola em Curitiba, promovendo a criação de um espaço verde e buscando inserir os conceitos sobre sustentabilidade e educação ambiental. Durante o desenvolvimento trabalhou-se os conceitos de sustentabilidade, reciclagem e educação ambiental, bem como a reutilização de materiais recicláveis, reduzindo assim a degradação do meio ambiente. Os resultados apresentaram grandes impactos positivos na formação dos alunos, tanto no comportamento ambiental como educacional. O estudo demonstrou que o uso de ferramentas práticas no ensino de educação ambiental são fundamentais na formação dos estudantes, auxiliando no desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e de um desenvolvimento sustentável. 

Downloads

Publicado

03-02-2017

Como Citar

ANDRADE, T. L. de, MAZAROTTO, E. J., & SILVA, C. B. da. (2017). HORTA VERTICAL COM GARRAFAS PET: UMA ALTERNATIVA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS. Visão Acadêmica, 17(3). https://doi.org/10.5380/acd.v17i3.48879

Edição

Seção

Artigos