ANALYSIS OF PROCESSED UHT MILK AT THE METROPOLITAN REGION OF CURITIBA , PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v17i1.47800Palavras-chave:
leite, UHT, adulterações.Resumo
Leites e produtos lácteos são considerados importantes para uma dieta saudável e devido ao consumo diário destes, é importante a oferta de produtos com alta qualidade que garantam aos seus consumidores contribuição para saúde. Para isto, há necessidade de um controle frequente e rigoroso, que identifique possíveis adulterações nos produtos, com a finalidade de garantir sua autenticidade e qualidade. Deste modo, o objetivo deste artigo visa analisar se há alterações de alguns fatores que influenciam na qualidade de leites UHT. Para isso, foram escolhidas aleatoriamente 11 marcas de leite comercializadas na Região Metropolitana de Curitiba/PR e em Curitiba/PR, cada uma apresentando três variações comerciais (desnatado, semidesnatado e integral), totalizando desta forma 33 amostras. Realizaram- se análises químicas de determinação de acidez e acidez em Graus Dornic, presença de: urina, amido, sacarose, água oxigenada, formaldeído, catalase e fermentação ácido lática. Os resultados obtidos das análises apresentaram alterações e adulterações em variadas marcas. Constatou-se a presença de sacarose, urina e fermentação lática em 2 marcas, para todos os tipos comerciais, e verificou-se a presença de formaldeído em 5 marcas. Deste modo, sugere-se o desenvolvimento de melhores e mais práticos métodos de análise química do leite e que os órgãos controladores tenham maior efetividade nas análises para garantir à população produtos mais íntegros e saudáveis, para que os alimentos comercializados apresentem apenas os componetes nutricionais presentes nos rótulos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.