MANAGEMENT OF COUGH WITH OVER-THE-COUNTER DRUGS

Autores

  • Cristiane da Silva PAULA Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v17i2.47092

Palavras-chave:

tosse, MIP, farmacêutico

Resumo

O Conselho Federal de Farmácia publicou no ano de 2013 a resolução que prevê que farmacêuticos possam prescrever medicamentos que não necessitem de receita médica para manejo de problemas de saúde auto-limitados, dentre eles a tosse aguda. Os medicamentos são formulações líquidas ou sólidas geralmente utilizadas por via oral contendo geralmente antitussígenos, expectorantes e mucolíticos, isolados ou em associações. Fármacos como o ambroxol, acetilcisteína, clobutinol, guaifenesina entre outros são classificados como de venda livre para o tratamento da tosse e podem ser prescritos pelo farmacêutico para os casos que não exigem encaminhamento ou avaliação médica. O paciente deve ser orientado com relação ao uso correto do medicamento e os resultados terapêuticos devem ser monitorados pelo farmacêutico que deve encaminha-lo ao médico caso os sintomas persistam.

Biografia do Autor

Cristiane da Silva PAULA, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Estadual de Maringá (1993). Especialização em Farmacologia (2001), Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná. Atuou em farmácia comunitária (1993-1998), foi farmacêutica militar no período de 1998-2005 atuando na farmácia hospitalar do Hospital Geral de Curitiba e farmacêutica do Centro de Informações sobre Medicamentos do Conselho regional de farmácia do estado do Paraná (2005-2010). Foi docente do curso de Farmácia na Universidade Federal do Paraná (2011-2012) ministrando as disciplinas de Estágio obrigatório em Farmácia, Atuação Profissional em farmácia e Estágio de Observação, e no Centro Universitário Campos de Andrade (08/2012-10/2014)ministrando as disciplinas de farmacognosia, farmacologia e toxicologia. Durante o doutorado atuou na área de pesquisa de insumos, medicamentos e correlatos, com ênfase em fitoquímica, química de produtos naturais, isolamento e identificação de substâncias, avaliação de atividade antioxidante, antibacteriana, toxicidade e atividade alelopática de extratos vegetais, e avaliação de farmacológica de extratos vegetais in vivo. Atualmente é Pós Doutoranda na Universidade Federal do Paraná integrante do projeto de pesquisa sobre os aspectos de cultivo e abordagem química de fungos patogênicos e micorrízicos de Pinus e sua aplicação na área farmacêutica, veterinária e agrícola.

Downloads

Publicado

2016-09-22

Como Citar

PAULA, C. da S. (2016). MANAGEMENT OF COUGH WITH OVER-THE-COUNTER DRUGS. Visão Acadêmica, 17(2). https://doi.org/10.5380/acd.v17i2.47092

Edição

Seção

Revisão