EVALUATION OF ANTIFUNGAL ACTIVITY OF ESSENTIAL OIL OF Baccharis dracunculifolia DC. AGAINST THE YEAST OF THE SPECIES Candida albicans
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v16i4.44118Palavras-chave:
Baccharis dracunculifolia, óleo essencial, ação antifúngica, Candida albicans, concentração inibitória mínimaResumo
Os produtos oriundos de plantas medicinais com propriedades antifúngicas tem se destacado. A disponibilidade de antifúngicos atualmente utilizados na clínica é relativamente pequena, sendo muitas vezes ineficiente e com toxicidade elevada. A Candida albicans é uma levedura que está presente normalmente na microbiota humana. No entanto, quando a imunidade baixa ou após o uso de certos medicamentos, ela pode-se tornar patogênica e causar infecções ao hospedeiro. Diante deste contexto, o presente trabalho visou avaliar “in vitro” o óleo essencial de Baccharis dracunculifolia frente à cepa da espécie Candida albicans. O óleo foi extraído das folhas secas de B. dracunculifolia através do método de hidrodestilação, em aparelho de Clevenger, durante 7 horas, e apresentou rendimento de 0,5%. O ensaio antifúngico foi realizado através do teste de difusão em disco e então testado em diferentes concentrações variando de 0,29 a 10 mg. O óleo apresentou atividade antifúngica em uma Concentração Inibitória Mínima de 10 mg. Pode-se concluir que o óleo essencial de Baccharis dracunculifolia possui boa atividade antifúngica, o que pode auxiliar no desenvolvimento de novos fármacos contra leveduras da espécie Candida albicans.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.