PHARMACEUTICAL CARE IN IDENTIFYING OF THE DRUG-DRUG INTERACTIONS IN PATIENTS OF A BASIC HEALTH UNIT IN DIAMANTE D`OESTE-Pr
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v16i2.42698Palavras-chave:
Anti-hipertensivos, Cuidados Farmacêuticos, Interações medicamentosas.Resumo
Interação medicamentosa corresponde à resposta farmacológica ou clínica que ocorre pela interferência da ação de um determinado medicamento sobre o efeito de outro, além de alimentos ou qualquer substância química quando administrados concomitantemente. O objetivo deste trabalho foi evidenciar a ocorrência de interações medicamentosas existentes no tratamento de pacientes hipertensos residentes no município de Diamante D`Oeste-Pr, bem como reforçar a importância do profissional farmacêutico no acompanhamento farmacoterapêutico. Foi possível observar a ocorrência de 13 interações medicamentosas, destas 2 (15,4%) foram classificadas como maiores, 7 moderadas e 1 menor. Em todos os casos a conduta clínica recomendada foi o acompanhamento do paciente para observação de sinais ou sintomas específicos da interação. Destaca-se a importância do farmacêutico realizando o acompanhamento farmacoterapêutico ofertando seus cuidados aos portadores de hipertensão arterial, para alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida do paciente.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.