BUSINESS PRESENTATIONS, LABELING AND INGREDIENTS OF PRODUCTS SOLD AS HUMAN FOOD RATION

Autores

  • Vinícius José BOLOGNESI Universidade Federal do Paraná
  • LUNA R. M. SOUSA UFPR
  • S. M. W. BARREIRA UFPR
  • C. E. ROCHA GARCIA UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v15i2.36128

Palavras-chave:

Rotulagem de Alimentos, Legislação, Controle e Fiscalização de Alimentos

Resumo

A Ração Humana (RH) foi um produto formulado no Brasil e destinado aos consumidores que desejam benefícios à saúde providos por alimentos. Este trabalho teve como objetivo caracterizar apresentações comerciais, rotulagem e ingredientes de produtos comercializados como RH. Uma unidade de cada RH disponível em Curitiba-PR (Brasil) foi adquirida e analisada individualmente por dois avaliadores. Foram identificadas apresentações industriais e artesanais, ofertadas com diversas nomenclaturas, como: combinação de cereais integrais, mistura à base de cereais, mistura para preparo de bebida, além de apresentações artesanais que não denominavam o produto. A maioria das RH omitia informações sobre registro ou indicavam sua isenção. Três amostras apresentaram alegações terapêuticas ou medicamentosas vetadas para alimentos (maior saciedade, regulação intestinal e melhor desempenho físico). Amostras artesanais não informavam sobre prazo de validade e armazenamento. Somadas, as apresentações de RH totalizaram 23 ingredientes demonstrando falta de padronização. Foram observados componentes proibidos em alimentos (Ginko biloba, ginseng e isoflavonas) e uso de novos ingredientes (farinhas de casca de maracujá, feijão branco, cenoura e banana verde). A maioria das RH (H) continha açúcar mascavo limitando seu uso por diabéticos. A diversidade de ingredientes resulta em variação na composição química e valor calórico, entre 64 e 124 Kcal/porção, além de impossibilitar a classificação do produto segundo a legislação. A oferta da RH deve ser acompanhada pelas agências reguladoras objetivando evitar prejuízos à saúde e o consumo estimulado por alegações de saúde incoerentes para alimentos, sobretudo produtos isentos de registro.

Biografia do Autor

Vinícius José BOLOGNESI, Universidade Federal do Paraná

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, do departamento de Farmácia. Atua na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

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Publicado

2014-10-22

Como Citar

BOLOGNESI, V. J., SOUSA, L. R. M., BARREIRA, S. M. W., & GARCIA, C. E. R. (2014). BUSINESS PRESENTATIONS, LABELING AND INGREDIENTS OF PRODUCTS SOLD AS HUMAN FOOD RATION. Visão Acadêmica, 15(2). https://doi.org/10.5380/acd.v15i2.36128

Edição

Seção

Artigos