PHARMACIST: THE LINK BETWEEN THE PATIENT AND PRODUCT IN SEARCH FOR THERAPEUTIC AND SUCCESS IN THE PREVENTION OF PROBLEMS RELATED TO PHARMACOTHERAPY
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v14i3.33324Resumo
A versatilidade e diversidade dos conhecimentos técnicos e científicos do farmacêutico é que torna este profissional a chave fundamental na busca pela saúde. Diante da cultura atual de utilização de medicamentos para o restabelecimento da saúde e do bem-estar físico e mental, os casos de intoxicações, reações adversas e o uso indiscriminado e não responsável de medicamentos tornaram-se crescentes e comuns em todo o mundo. Entretanto, o sucesso do tratamento de doenças depende de uma farmacoterapia correta e bem orientada. De maneira contrária, os medicamentos podem constituir um sério problema de saúde pública, considerando-se os altos custos e o impacto econômico que representam para o SUS e para os usuários, a elevada incidência de efeitos indesejáveis e os riscos atribuídos à prática da automedicação e do uso indiscriminado desses produtos. O acompanhamento farmacoterapêutico torna-se deste modo a principal ferramenta para assegurar o sucesso terapêutico, unindo o paciente ao medicamento de forma segura, eficaz e racional. Este artigo descreve as definições de Problemas Relacionados com Medicamentos, e discute o papel do farmacêutico junto à equipe de saúde na resolução e prevenção destes, objetivando a melhora do paciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
