QUALITY OF RAW MATERIALS USED AT HANDLING PHARMACIES IN CURITIBA AND METROPOLITAN AREA

Autores

  • Virginia Strapassoni Ribeiro Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)
  • Carina Rau Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v13i3.28039

Palavras-chave:

Controle de qualidade, matérias-primas, farmácia de manipulação, ensaios.

Resumo

O controle de qualidade de matérias-primas, exigido pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária às farmácias de manipulação, consiste em ensaios que podem ser realizados na própria farmácia, desde que o estabelecimento possua todas as instalações adequadas. Esses ensaios têm como principal objetivo a garantia da qualidade físico-química e microbiológica das matérias-primas e asseguram, consequentemente, a eficácia e segurança dos medicamentos acabados que são dispensados nas farmácias de manipulação. As etapas envolvidas nos procedimentos dos ensaios de controle de qualidade devem ser acompanhadas e monitoradas pelo profissional farmacêutico e/ou responsável técnico do estabelecimento que realizará os ensaios. Este artigo teve como principal objetivo fazer um levantamento das principais matérias-primas utilizadas nas farmácias magistrais de Curitiba e Região, através da aplicação de um questionário. Foram observados itens referentes à qualidade e as principais dificuldades encontradas para a realização dos ensaios mínimos exigidos pela ANVISA para matérias-primas. Os resultados obtidos com os questionários demonstraram as principais matérias-primas utilizadas nas farmácias magistrais, sendo o amido o principal excipiente, que é utilizado como diluente para o enchimento de cápsulas e possui monografia para seu controle de qualidade na última edição da Farmacopéia Brasileira. Na utilização de princípios ativos na manipulação, percebe-se a soberania do cloridrato de fluoxetina, com 40% das respostas sobre qual o principal fármaco manipulado. Pode-se perceber que grande parte dos estabelecimentos realiza os ensaios exigidos pela ANVISA, mesmo apresentando algumas dificuldades para a realização, demonstrando preocupação com a segurança, eficácia e garantia de um produto de qualidade a ser dispensado à população. Os resultados deste estudo comprovam a importância da execução dos ensaios de controle de qualidade nas matérias-primas que são adquiridas nas farmácias de manipulação. 

Biografia do Autor

Virginia Strapassoni Ribeiro, Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)

Farmacêutica da Farmácia Farma Total

Carina Rau, Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)

Mestre em Ciências Farmacêuticas - Professora do Curso de Farmácia do Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)

Downloads

Publicado

2012-12-24

Como Citar

Ribeiro, V. S., & Rau, C. (2012). QUALITY OF RAW MATERIALS USED AT HANDLING PHARMACIES IN CURITIBA AND METROPOLITAN AREA. Visão Acadêmica, 13(3). https://doi.org/10.5380/acd.v13i3.28039

Edição

Seção

Artigos