Open Journal Systems

Estado nutricional e consumo alimentar de escolares de uma escola municipal de Colomb-PR

Gislaine Cutchma, Suely Terezinha Schmidt, Nayana Cavassim Nascimento, Ana Carolina Kraemer Rodrigues, Talita Bini Pigato, Thais Zucarelli Santos, Cláudia Choma Almeida, Bárbara dal Molin

Resumo


Objetivo: avaliar o estado nutricional e o consumo alimentar de crianças matriculadas em uma escola municipal de Colombo, região Metropolitana de Curitiba.

Métodos: estudo transversal realizado com 337 escolares com idade entre 7 e 10 anos. A avaliação antropométrica deu-se por meio da aferição de peso e estatura das crianças, e a classificação do estado nutricional pelo índices estatura para idade, peso para idade e índice de massa corporal IMC para idade, considerando os valores de referência da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para tratamento dos dados foi utilizado o software  Anthro Plus  v.1.0.4 da OMS. A avaliação do consumo alimentar foi realizada pelos marcadores de consumo do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional- SISVAN.

Resultados: Observou-se que 98,21% (n=331) dos escolares estão com estatura adequada para idade, que 90,80% (n=306) com o peso adequado para idade. E de acordo com o índice IMC para idade 74,48% (n=251) estão eutróficas, 5,93% (n=20) estão com sobrepeso e 1,48 (n=5) são consideradas obesas. Quanto ao consumo de alimentos saudáveis somente o feijão e o leite ou iogurte foram os mais consumidos regularmente.

Conclusões: a partir dos índices obtidos nota-se que a maioria das crianças encontra-se eutrófica. A ingestão regular de alimentos saudáveis foi baixa, considerando-se a alimentação inadequada qualitativamente. Há  necessidade, portanto,  de implementação do Programa Saúde Escolar no município com inclusão de atividades de educação nutricional em toda a rede pública de ensino.


Palavras-chave


Avaliação nutricional, consumo alimentar e escolares

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/acd.v13i2.24192